O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 30 de setembro a campanha de vacinação contra a poliomielite. O público alvo são crianças de todo o país com idade entre um e cinco anos. Porém, a prorrogação também á válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos e que precisam atualizar a caderneta de vacinação. De acordo com o órgão do governo, a campanha segue por mais algumas semanas em decorrência de baixa adesão por parte da população.
Em Porto Alegre, foram administradas 13.834 doses, desde o início da campanha, sendo realizadas de forma injetável e gotinha. O índice equivale a 20,87% do percentual de crianças estimado para a campanha, que é de 66.300. O objetivo de campanha é vacinar o maior número de jovens possível para afastar o risco da reinfecção da pólio no país.
É importante lembrar que a poliomielite é uma doença causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliotírus e atinge, frequentemente, crianças, mas podem ocorrer casos também em adultos.
A Cabergs segue alertando a todos sobre a importância da vacinação e da prevenção, pois cuidar da saúde é um ato de respeito a todos.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre