A hipertensão atinge mais de 77 milhões de brasileiros, de acordo com estudo do Ministério da Saúde. Quando não tratada corretamente pode resultar em diversos novos problemas que irão prejudicar o corpo. No entanto, com algumas mudanças diárias, todos podem ter o controle da pressão alta e também mais qualidade de vida. Por isso, continue lendo o texto e confira 10 dicas para auxiliar no controle da doença.
Mantenha o peso ideal: O sobrepeso é um fator de risco para aqueles que querem manter a pressão sob controle, pois os quilos a mais requerem que o coração faça um esforço maior para conseguir bombear o sangue. Dessa forma, o músculo fica sobrecarregado e pode resultar em diversas lesões.
Reduzir o consumo de sal: O sal é prejudicial à saúde quando consumido de forma excessiva. Por isso, mantenha o controle durante as refeições e evite alimentos industrializados, pois eles têm alto índice de sódio nos alimentos.
Evite o estresse: Mantenha um estilo de vida tranquilo e sinta-se bem, pois o estresse é considerado um dos piores males que podem resultar em diversas doenças.
Mantenha uma alimentação saudável: É fundamental ter uma alimentação balanceada para sentir-se bem diariamente. Isso inclui evitar bebidas alcoólicas, reduzir o consumo de sal (como já falamos anteriormente), não ingerir gorduras e aumentar a ingestão de água.
Praticar atividade física: Para manter a saúde equilibrada é necessária a prática regular de exercícios físicos. E, para reduzir as taxas da pressão alta, nada mais importante do que praticar uma atividade regular.
É importante lembrar que uma pessoa não precisa ser hipertensa para ter a pressão alta, pois em situações de grande estresse, a pressão pode subir e causar os mesmos riscos de lesões no cérebro, coração e rins.
A Cabergs conta com excelentes profissionais na rede credenciada par atender você e cuidar da sua saúde. Se você é beneficiário, agende uma consulta com nossos profissionais através do telefone 0800 051 2142 ou pelo e-mail beneficiario@cabergs.org.br.
Fonte: MedPrev