Muito se fala sobre a vitamina D e os seus benefícios para a saúde do corpo. Descoberta no início do século XX, junto de outras 13 vitaminas, ela é o nutriente fundamental para o sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso. Ela auxilia, inclusive, na redução da absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, mantém o cérebro funcionando, fortifica os ossos, dentes e músculos e é fundamental para as mulheres na prevenção da osteoporose. Resumindo: o complexo D é de extrema importância para o funcionamento do corpo. Por isso é fundamental a manutenção dessa vitamina mesmo no inverno.
Vamos conhecer?
Ela é um esteroide que se desenvolve no nosso organismo a partir da exposição ao sol, nunca produzida naturalmente. De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário um curto período de exposição diária aos raios solares, porém a variação depende de diversos fatores, como por exemplo: localização geográfica, estação do ano, cor da pele, hábitos alimentares, roupas utilizadas e determinação genética. A falta da exposição ao sol pode resultar em diversos problemas ao organismo, mas em excesso também, como insuficiência renal. De acordo com a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, as vitaminas em excesso podem levar a anorexia, náusea, vômito, cansaço, diarreia e cálculo renal. Ela informa que a exposição ao sol representa de 80% a 90% de vitamina D adquirida ao organismo diariamente, o restante, entre 10% e 20% é alcançado pela alimentação.
Para saber mais sobre o tema, é importante consultar um profissional para tirar suas dúvidas, receber dicas de prevenção e cuidados com a exposição aos raios solares. A propósito, a Cabergs conta com uma equipe de especialistas no assunto há apenas um click, no site ou no app. Acesse a rede credenciada e faça a busca pelo profissional mais próximo de você ou ligue para 0800 051 2142. A Cabergs está sempre pronta para te atender.
Fonte: Ministério da Saúde e Hospital Oswaldo Cruz