No último domingo (07/08) o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite e de multivacinação de crianças e adolescentes. A iniciativa busca alertar a todos sobre a importância da prevenção e, também, tenta reduzir as baixas taxas de imunização no país.
A ideia principal da campanha é imunizar crianças menores de cinco anos (aplicado aos 2, 4, e 6 meses de idade) que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses ou que não receberam a dose de reforço contra a poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde a meta é vacinar cerca de 95% de crianças no país. A iniciativa do governo é atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 anos contra diversas doenças.
De acordo com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a necessidade da obtenção de uma alta cobertura vacinal é de extrema importância para não ocorrer aumento de casos no país. O último caso de Poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, no estado da Paraíba. Contudo, é muito importante reforçar sobre a importância da vacinação para evitar sua recirculação.
A Poliomielite, pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda que pode infectar crianças e adultos através do contato com fezes, secreções eliminadas pela boca, objetos, alimentos ou água contaminada com fezes de doentes portadores. Os sintomas são: febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo, diarreia, prisão de ventre, vômitos, espasmos, rigidez na nuca e meningite.
A vacinação ocorre até o dia 9 de setembro, em aproximadamente 40 mil postos de saúde. Outras vacinas também estarão disponíveis, como: HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
A Cabergs apoia essa campanha e está sempre disponível para tirar as suas dúvidas. Entre em contato pelo número 0800 051 2142 ou clique
"fale conosco" aqui no site. E para maiores informações, acesse as redes sociais:
Facebook,
Instagram,
Linkedin e ouça os
Podcasts.
Fonte: Ministério da Saúde, G1 e CNN