A ansiedade é um transtorno mental que afeta pessoas de todas as idades e, muitas vezes, pode ser considerada um sintoma de alarme associado a sensações de angústia, tensão, medo e insegurança. Pessoas que tem frequentemente sinais como esses de forma intensa e incontrolável devem ficar atentas, pois eles podem conduzir ao transtorno mental e causar preocupação.
Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade. Muitas vezes, o transtorno desencadeia outras patologias como: transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e ataques de pânico.
Por isso, cuidar da saúde mental é fundamental. No nosso site, listamos algumas dicas para você ter na sua rotina diária e contribuir para uma mente sã.
Acesse o link aqui.
A psicóloga, Cristina Sefton, participou de um dos nossos Podcasts e informou sobre a importância dos momentos com familiares e amigos para a saúde mental. Ela diz, inclusive, que o uso indevido das redes sociais pode agravar ainda mais os problemas emocionais dos usuários.
Ouça o bate-papo aqui.
Ouça, também, informações sobre o transtorno bipolar e entenda sobre a doença que atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Saiba como diferenciar ansiedade normal da ansiedade patológica:
Ansiedade normal:
- Ter insônia - motivada por situações diárias;
- Ficar tímido ou nervoso por situação específica;
- Preocupação com situações de perigo.
Ansiedade patológica:
- Sensação de morte: Síndrome do Pânico;
- Fobia Social ou específica;
- Preocupações constantes de que algo ruim acontecerá;
- Medo recorrente de ficar doente, ser contaminada e perder o controle;
- Estresse pós-traumático.