Iniciativa leva acessibilidade na comunicação para deficientes visuais.
A utilização da hashtag #PraCegoVer, que já é utilizada por grandes marcas no Brasil, vai passar a ser usada nas redes sociais da Cabergs a partir do dia 1° de agosto. Muitas pessoas já viram a hashtag em descrições de imagens nas redes sociais, mas talvez não entenderam o porquê desta ferramenta. Esta hashtag tem uma função educativa e inclusiva e também o objetivo de chamar a atenção dos usuários destas mídias para a conscientização da saúde ocular, além, é claro, de facilitar a utilização pelos deficientes visuais, por meio da inclusão digital. Existem no Brasil, conforme dados do IBGE, cerca de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. Além delas, outros 29 milhões de pessoas apresentam alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes. É importante ressaltar que os cegos não se ofendem com a expressão #PraCegoVer, pois a palavra "cego" neste caso não é pejorativa, mas com uma função educativa e inclusiva. A Cabergs busca cada vez mais unir tecnologia e informação, para oferecer a seus beneficiários e credenciados mais saúde e bem-estar. A hashtag também beneficia pessoas com dislexia, deficiência intelectual ou déficit de atenção.
Como funciona?
As informações publicadas após a hashtag #PraCegoVer são reproduzidas automaticamente contendo a audiodescrição das imagens para apreciação das pessoas com deficiência visual, por meio do auxílio de programas leitores de tela, que transformam em áudio o conteúdo e permitindo assim que o deficiente visual saiba o que está inserido na imagem postada.