As tendências da inteligência artificial e da telemedicina: esse foi o tema da última edição do Fórum de Inteligência e Gestão de Saúde (FIGS) da Cabergs, que aconteceu na manhã do dia 28 de novembro. Os convidados foram o Diretor Financeiro do Centro Clínico Gaúcho (CCG), Fábio Rossetto, e o Vice-presidente de Operações e Vendas para a América Latina da RAPID, Renato Cunha.
O Diretor Presidente da Cabergs, Fernando Zingano, abriu o evento compartilhando o desejo da diretoria, que foi sempre firmar um compromisso da operadora de planos de saúde com a prevenção. Segundo ele, iniciativas como o FIGS refletem esse posicionamento. "Para nós é um momento muito especial, pois estamos mudando a forma como vamos prestar assistência às vidas cuidadas pela Cabergs".
Fábio Rossetto, que recentemente lançou o serviço de teleorientação no CCG, iniciou o encontro falando sobre como a inteligência artificial pode transformar uma empresa e proporcionar mais qualidade de vida aos usuários. "A tecnologia auxilia e agiliza os modelos de negócio que antes eram mais difíceis de implantar", explica.
A teleorientação, por exemplo, é um canal dedicado a esclarecer dúvidas sobre saúde e a prestar orientações específicas após o atendimento telefônico. Esse atendimento é realizado por uma equipe especializada de enfermeiros que orienta qual a melhor conduta a ser adotada. O serviço preserva a saúde do usuário, que não se expõe a riscos e otimiza custos gerais.
O avanço no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC), graças à inteligência artificial, é outro exemplo que deve ser citado. Recentemente essa tecnologia possibilitou aos médicos visualizar e identificar, em casos de AVC, quais as áreas do cérebro já foram atingidas e quais estão em risco. Isso estendeu a janela de tratamento da doença de 6 para 24 horas.
Para Renato Cunha, a saúde enfrenta quatro grandes desafios: o uso ineficiente da informação, o retrabalho e o desperdício, o cuidado fragmentado e as barreiras à inovação. "A solução está em centralizar processos e decisões no paciente", afirma.
A Telemedicina faz parte dessa solução, pois usa tecnologias modernas da informação e de telecomunicações para fornecer informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. Isso significa saúde onde, como e quando o paciente precisar.
O Diretor Financeiro e Administrativo da Cabergs, Roberto Noal, encerrou o encontro afirmando que essas ferramentas de assistência aos beneficiários são fundamentais na promoção à saúde e bem-estar, principal compromisso da instituição. Depois, conduziu as perguntas do público aos convidados. A próxima edição do FIGS será divulgada em breve.