A Cabergs recebeu no dia 15/03, o especialista em gestão hospitalar, Lincoln Farias, para um curso com o tema "Auditoria Concorrente, Retrospectiva e Glosas". O convidado possui pós-graduação em terapia intensiva e em auditoria em serviços de saúde e MBA em serviço de saúde e gestão hospitalar. O evento contou com a presença dos colaboradores da instituição, e outros convidados da Cassi, Canoas Prev, Centro Clínico Gaúcho, Saúde Pas, Life Day Saúde e Saúde Caixa.
O Instrutor Lincoln discorreu sobre a evolução da auditoria, explicando que atualmente esse processo é indispensável para hospitais e operadoras de planos de saúde a fim de manter o controle de seus custos e proporcionar qualidade na assistência aos beneficiários.
Falou ainda, sobre Auditoria retrospectiva e concorrente, demonstrando suas diferenças, onde uma é realizada após a alta do paciente, já a outra é executada enquanto o beneficiário está hospitalizado, ou em atendimento ambulatorial, até sua alta.
Atualmente, a prática profissional do auditor já está sendo auxiliada pela informática com a codificação de honorários médicos, softwares e aplicativos.
Discorreu ainda sobre as glosas, que são os faturamentos não recebidos ou recusados nas operadoras de saúde entre clínicas e convênios, informando que 82% delas são administrativas e 18% são técnicas.
"Elas ocorrem devido a registros incompletos ou manuais, desinformação, sobrecarga de trabalho, profissionais desmotivados, erro de parametrização de sistemas e diversidade de informações por convênio", afirma Lincoln. Ele ainda ensina: "eficiência na gestão de autorizações, auditoria concorrente, padronização de processos, parametrização dos acordos contratuais, treinamentos e prontuário do paciente são formas de evitar a glosa".
Abaixo, algumas iniciativa da gestão para otimizar os recursos e garantir maior qualidade aos beneficiários:
- Auditoria no Hospital Mãe de Deus e Santa Casa
Iniciamos com auditoria in loco em julho de 2018 no Hospital Mãe de Deus, já em dezembro de 2018 implementamos na Santa Casa de Porto Alegre. O processo é realizado pela equipe de enfermagem e pela auditoria médica da CABERGS, que encaminham as contas hospitalares sem glosas técnicas. Como principais vantagens com a auditoria in loco temos a agilidade e otimização do processo de auditoria técnica, redução de tempo de faturamento das contas, redução do custo operacional do processo de auditoria, redução do desperdício de papéis e redução do retrabalho nos recursos de glosas.
- Portal Glosa Zero
O Portal CABERGS está em utilização em 3.400 credenciados, cerca de 81 % da rede assistencial da Entidade, gerando satisfação para os nossos credenciados com o faturamento encaminhado pelo nosso Portal, que é parametrizado com regras operacionais, tendo como resultado a glosa zero, agilizando o processo e evitando retrabalhos para os credenciados e para a CABERGS. O Portal fideliza a rede credenciada e possibilita a sua constante melhoria nas regiões com carência assistencial.