1. Ícone de casa verde
  2. Notícias

II Edição do FIGS fala sobre Governança Corporativa

19-09-2018

Apresentando o tema "A Governança é o caminho para a Sustentabilidade Corporativa", a II Edição do Fórum de Inteligência em Gestão de Saúde (FIGS) aconteceu na última terça-feira, dia 18, no auditório da Cabergs. Dessa vez, a entidade recebeu dois convidados: o Coordenador Geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Leonardo Wengrover, e o Gerente Executivo da Unidade de Governança Corporativa do Banrisul, Fernando Rodrigues. Conduziram as palestras o Gerente Financeiro e Administrativo, Décio Braga, e o Diretor Financeiro Administrativo, Roberto Noal, ambos da Cabergs.

Segundo Fernando Rodrigues, a governança corporativa começou a fluir em 2002. Ele deu exemplos de como ela tem se estruturado no exterior, como se deu a implantação desse novo método nas empresas brasileiras, apresentou cases, falou das dificuldades e de prós e contras. Também explicou sobre os setores empresariais envolvidos nessa inserção, a transformação estrutural que ela causa, a adaptação dos processos internos e a importância do Conselho Administrativo nesse cenário. Segundo ele, "o Conselho é o foco central da governança dentro de uma empresa e deve ser o modelo a ser seguido pelos demais funcionários".

Para entender um pouco melhor sobre a atuação do Conselho Administrativo é importante ressaltar algumas atitudes fundamentais: observar o ambiente de negócios; tomar decisões colegiadas e registrá-las em ata; conhecer a cultura da organização; ter ética empresarial e saber administrar conflitos internos e externos. Leonardo Wengrover citou uma frase de Mervyn King, membro honorário da academia britânica, para exemplificar melhor essa relação. King diz que "o Conselho se torna o coração, a mente e a alma da empresa".

Além disso, Wengrover definiu a governança corporativa como a conversão de princípios em orientações claras, gerando valor a longo prazo. E antes que qualquer um pense que a implementação desse método só funciona em mega empresas, Wengrover explica que "ele se aplica a qualquer tipo de organização, independentemente do seu porte ou natureza jurídica". Basta compreender e executar os quatro pilares da governança corporativa: transparência; equidade; prestação de contas e responsabilidade corporativa.

A próxima edição do FIGS acontece da segunda quinzena de outubro, com tema ainda a ser definido.

comuniCABERGS

Tudo que acontece na CABERGS passa antes por aqui

Guia prático

O seu guia para as dúvidas mais comuns sobre consultas e exames

Painel do Credenciado

Painel de Acesso ao credenciado

Muito Obrigada!

Como você avalia sua experiência

no Site Cabergs?

Deixe aqui seu comentário, sugestão

de melhoria ou elogio.

Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, ao continuar você concorda com nossa Política de Privacidade.