Vive-se um período de transição na área da saúde: do analógico para o digital, e do digital para a convergência das tecnologias exponenciais. A medicina hoje se utiliza de máquinas multifuncionais, que detectam doenças e beneficiam o tratamento, computadores para consultas a distância e aplicativos como aliados para otimizar a saúde.
Na manhã do dia 19 de janeiro, num momento oportunizado pela consultoria Fourge, a Cabergs recebeu os doutores Robert Janett - professor de Medicina comunitária da Harvard Medical School, consultor do Banco Mundial para a Saúde, dirigente de 3 ACOs no Estado de Massachussets, consultor Internacional de APS, participando de projetos no Brasil, Colombia e CommonWealth - e Paulo Magno do Bem Filho - fundador das empresas HealthMap e Fda SixtyLabs, dedicadas ao desenvolvimento e implantação de soluções em Medicina Exponencial - para uma palestra sobre os futuros desejáveis da saúde.
A palestra, que contou com a participação da Diretoria e de funcionários da entidade, fez repensar sobre a nova medicina, que não precisa necessariamente estar relacionada à tecnologia, e sim na forma de relacionar-se com o paciente. "Com bilhões de pessoas utilizando celular, por exemplo, nunca antes estivemos tão prontos a alcançar a equidade na saúde como hoje", comenta Dr. Paulo do Bem. Com o avanço da tecnologia e a ampliação da cultura do bem-estar, começa a surgir um modelo de medicina focado no paciente, na monitoração da saúde e nos cuidados preventivos. Com os dados do corpo humano monitorados, teremos os indicadores de saúde, sendo que tudo que pode ser monitorado pode ser melhorado.
O momento confirmou que a Cabergs está no caminho certo, pois veio ao encontro do atual direcionamento da Entidade, que trabalha incansavelmente na implantação de novas tecnologias, gestão focada em processos e projetos e a implementação do Mapa Epidemiológico, bem como preparando o futuro com implantação do Planejamento Estratégico 2017-2020.