A Cabergs Saúde vem consolidando, ao longo da gestão atual, um modelo de administração voltado para resultados que visam garantir a ampliação do acesso com qualidade aos serviços de saúde, um desafio traçado em estratégias de planejamento, monitoramento e avaliação, em um contexto em que "a saúde não é apenas a ausência da doença e sim um direito ao completo estado de bem-estar físico, mental e social", afirma o presidente Fernando Zingano.
O reconhecimento do processo de planejamento como estratégico à gestão da Cabergs vem ganhando força, uma vez que os esforços implementados na formulação dos instrumentos de planejamento cada vez mais orientam os avanços na superação dos desafios que se apresentam. Aliando o esforço coletivo, foi realizado um encontro com patrocinadores, beneficiários, prestadores de serviços e entidades representativas vinculadas a Cabergs, onde deu-se início, em 12 de setembro de 2017, ao processo de Cocriação do Planejamento Estratégico, onde a troca de experiências com vistas ao desenvolvimento de novas ideias e soluções trará benefícios a todos.
Em trabalho iniciado em junho foram definidos os norteadores institucionais - 6 Objetivos Estratégicos, configurando então, o novo quadro de diretrizes estratégicas da instituição. A elaboração do Planejamento Estratégico está ocorrendo simultaneamente com a cocriação, que contempla ampla discussão sobre as prioridades e os desafios da Entidade assegurado neste instrumento o diálogo constante com os envolvidos.
Na próxima semana os resultados da reunião de cocriação começarão a retornar e ainda serão realizados novos encontros com dinâmica, mantendo assim a comunicação com os colaboradores para promover debate acerca das sugestões enviadas.
Para o diretor Roberto Noal, "O trabalho foi iniciado e, com essa metodologia da cocriação, queremos contemplar todas as visões no nosso planejamento estratégico".