1. Ícone de casa verde
  2. Notícias

Projeto Mapa Epidemiológico é lançado na Cabergs

15-07-2016

Na tarde desta quarta-feira, 13/07, a Diretoria da Cabergs apresentou o projeto de construção do Mapa Epidemiológico para os colaboradores da entidade. Em conjunto com o Portal Cabergs Saúde e o Business Intelligence (BI), o Mapa faz parte do planejamento previsto para os primeiros dois anos da atual gestão, e tem como principal objetivo conhecer a população atendida pela operadora, minimizando os fatores de risco e otimizando a gestão de doentes crônicos e do alto custo da saúde no Brasil.

Identificando os fatores causadores das enfermidades através de um Mapa Epidemiológico bem estruturado, será possível proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como estabelecer prioridades. 

'Com o nosso mapa epidemiológico, independente do seu conceito restrito, o que queremos é conhecer nossa população, entender seu comportamento e atuar e interferir neste comportamento de maneira a melhorar sua qualidade de vida, melhorar sua conduta em relação à saúde', afirma o diretor presidente Fernando Zingano. De acordo com Zingano, é possível obter informações gerais da população brasileira e gaúcha, entretanto, informações específicas da população atendida pela entidade podem contribuir para a melhor administração dos planos de saúde, a diminuição dos custos com doença e melhores resultados em prevenção e promoção à saúde. 'De maio a junho deste ano, os custos com saúde aumentaram em 2 milhões na Cabergs', exemplificou.

Através do projeto será possível saber como a população reage a questões climáticas, ao stress, ao envelhecimento. Para isso foi criado um grupo específico de trabalho, composto por uma equipe multidisciplinar, com os seguintes especialistas: Paulo Nunes, coordenador da Gerência de Assistência à Saúde, Hernani Robin Junior, médico do Ambulatório da Cabergs, Ana Michelle Torres, analista da Gerencia de Prevenção e Promoção da Saúde e Deise Salaberry, assistente social da Gerencia de Relacionamento com o Beneficiário. Eles irão atuar através de questionários epidemiológicos, softwares para gerenciamento da população e soluções baseadas em evidências científicas.
Com a aplicação de bons métodos e desenhos epidemiológicos, trabalhando com dados de qualidade e, principalmente, analisando a complexidade dos resultados, a Cabergs Saúde poderá oferecer bases para o conhecimento da saúde da sua população, bem como a identificação de necessidades de intervenção ou ações coletivas, sendo possível ter como resultados o desenvolvimento de mais Programas de Prevenção e Promoção da Saúde, o monitoramento de hábitos e comportamentos, mais bem-estar para o beneficiário, gerando, assim, menos custos para a operadora, além do reconhecimento da entidades representativas e dos beneficiários. É um projeto instigante e desafiador visto como prioridade para a Diretoria e conta com o envolvimento e a colaboração de todos, pois trata-se de algo que nunca se fez no âmbito da Cabergs. 

comuniCABERGS

Tudo que acontece na CABERGS passa antes por aqui

Guia prático

O seu guia para as dúvidas mais comuns sobre consultas e exames

Painel do Credenciado

Painel de Acesso ao credenciado

Muito Obrigada!

Como você avalia sua experiência

no Site Cabergs?

Deixe aqui seu comentário, sugestão

de melhoria ou elogio.

Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, ao continuar você concorda com nossa Política de Privacidade.