Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Afinal, o que significa ter uma infância saudável?

Postado em 08 de fevereiro de 2017


No calendário de prevenção da Cabergs Saúde, fevereiro é o mês voltado à infância e seus cuidados. Mas o que, afinal, significa ter uma infância saudável? É ter saúde e disposição para aprender e se divertir? Ter companhias para as brincadeiras e liberdade para a imaginação?

"No meu ponto de vista para uma infância saudável a criança deve ter uma vida equilibrada", afirma a nutróloga e médica clínica Lisiane Santos. Para ela, o equilíbrio envolve o apoio e amor familiar, viver em um ambiente pacífico, seja em casa, na comunidade ou na escola, brincadeiras, estímulos para desenvolvimento mental e, claro, saúde.

A alimentação é outro fator muito importante para uma infância saudável. "Crianças devem ter uma alimentação equilibrada, contendo todas as classes de alimentos, preferindo sempre alimentos naturais e evitando ao máximo produtos industrializados". De acordo com a doutora, as crianças, na grande maioria das vezes, assumem o comportamento alimentar dos adultos, e, por isso, hábitos mais saudáveis iniciam pelo exemplo dos pais e das pessoas que convivem diariamente com os pequenos, como irmãos, avós, tios e primos.

Mas nem sempre os pais e responsáveis sabem qual a alimentação adequada para cada idade, e por isso é interessante consultar um especialista. "A procura de um nutricionista pode sempre ser indicado, não apenas quando a criança tem alguma doença, mas para orientações com um profissional que domina o assunto e que pode orientar adequadamente como tornar as refeições de toda a família mais saudáveis", sugere a doutora Lisiane.

Além da especialidade, a criança, mesmo que aparentemente saudável, deve ser assistida por um pediatra, médico que a acompanhará por toda a infância. O pediatra é capaz de analisar a criança como um todo, avaliando doenças físicas, mentais, ambiente familiar, alimentação, desenvolvimento psicomotor, aproveitamento escolar, entre outros fatores, e julgar a necessidade de encaminhamento a outras especialidades, como oftalmologista, alergista e etc. Contudo, é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos ao dia a dia da criança. "São eles que irão relatar ao médico as necessidades e problemas pontuais", finaliza a doutora.

Uma infância saudável é baseada em hábitos saudáveis e equilíbrio. E quando a família toda se envolve nesse objetivo, é sucesso garantido. Vamos, juntos, cuidar dos nossos pequenos?

  • Categoria: Infância saudável, Mamãe e Bebê
  • Tags: