Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

17 de novembro - Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata

Postado em 17 de novembro de 2016


Hoje é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, data central do Novembro Azul e da prevenção dessa doença que mata milhares de homens a cada ano. O "temido" exame de toque e o preconceito que ele envolve contribuem para os altos índices do câncer, que costuma vitimar os indivíduos a partir dos 50 anos. Além disso, o diagnóstico precoce esbarra na falta de hábito dos homens em procurar auxílio médico. É preciso quebrar essa barreira e criar ações de incentivo ao combate e ao tratamento da doença.

O câncer de próstata, assim como todos os outros, desestabiliza uma família inteira. Por isso, a Campanha Novembro Azul deste ano da Cabergs buscou sensibilizar toda a rede familiar e engajá-los nessa luta, incentivando seus pais, maridos e filhos a realizar exames preventivos.

O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais efetivo e com menos impacto na qualidade de vida do indivíduo. Principalmente porque este tipo de câncer costuma ter uma evolução silenciosa, podendo não apresentar sintoma algum até chegar a um estágio avançado. Além disso, doenças como a Hiperplasia Prostática Benigna podem causar um crescimento da glândula da mesma forma que o câncer, causando sintomas parecidos.

Por isso, fique atento aos principais sintomas, de acordo com o Instituto Oncoguia: dores lombares, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos, sangramento pela uretra, vontade frequente de urinar à noite, fluxo de urina interrompido, ardência ou dor ao urinar e sangue no líquido seminal. Ao reconhecer qualquer destes sintomas, procure um médico urologista imediatamente. Caso haja suspeita de câncer, ele irá solicitar exames como o Antígeno Prostático Específico - PSA, substância produzida pela próstata que pode indicar a presença da doença (na postagem anterior falamos mais sobre esse exame e outros meios de diagnóstico).

Contra o câncer, toda a atitude precoce é essencial. Faça seus exames preventivos anualmente, a partir dos 50 anos, a chance de desenvolver o problema aumenta com a idade. Homens que possuem familiares diretos, com pai e irmão, que tiveram a doença, devem ficar atentos a partir dos 45 anos. Cuide-se!

  • Categoria: Saúde do homem, Sua saúde
  • Tags: