Dia 23 de setembro inicia oficialmente a primavera, e, para alguns, começa também a estação das alergias. Coceira no nariz, coriza e espirros são sintomas bem conhecidos de quem sofre com a liberação do pólen, oscilações de temperatura e clima mais seco. Com isso, lenços e antialérgicos acabam sendo companhia certa nessa época.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil cerca de 35% da população sofre com algum tipo de alergia. Dessas, as mais comuns são as que atingem o sistema respiratório, como asma e rinite. Outros problemas como sinusite e conjuntivite também podem ocorrer com maior frequência no período.
A alergia é uma reação do sistema imunológico, geralmente exagerada, a substâncias estranhas ao organismo. Isso acontece quando o sistema imunológico "confunde" as substâncias que são nocivas e inofensivas, fazendo com o que o organismo crie anticorpos para combatê-las.
Confira algumas dicas para aliviar os principais sintomas da alergia sazonal:
- Lave as narinas com soro fisiológico, pelo menos duas vezes ao dia;
- Beba bastante água;
- Lave o rosto com frequência;
- Procure utilizar óculos ao andar na rua, para evitar o contato do pólen com os olhos.
- Procure não deixar roupas, lençóis e toalhas secarem ao ar livre;
- Em dias com mais vento, evite deixar portas e janelas abertas;
- Não utilize medicamentos sem prescrição médica. Consulte um médico especialista para identificar os sintomas e causas da sua alergia.