Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Afinal, fome causa mau humor?

Postado em 27 de julho de 2016


Sabe aquela expressão "cara feia, pra mim, é fome"? Pois então, ela não está errada. A falta de comida pode, sim, causar mau humor.

Quem confirma é a nutricionista do ambulatório Cabergs, Juliana Andrade: "a afirmativa é verdadeira e os estudos comprovam: quando estamos com fome o corpo ativa um sistema de resposta que começa a nos dar sinais de que precisamos comer". Um desses sinais é o ruído do estômago, o conhecido ronco, que pode, inclusive, provocar dor.

O cérebro também demonstra que está na hora de fazer uma boquinha. Isso porque quando os nutrientes começam a ficar escassos, o corpo não tem energia suficiente para funcionar. "O cérebro é o primeiro a perceber a falta dos nutrientes. O funcionamento cerebral depende diretamente do nível de glicose e, quando esta substância está em falta, o cérebro não responde corretamente. Começamos a ter dificuldade de concentração, cometemos erros absurdos e nosso raciocínio fica mais lento", afirma Juliana. E como resultado disso surge o mau humor, a irritabilidade e a falta de empatia com as pessoas ao redor, consequência direta da fome.

Segundo a nutricionista, com a falta de glicose o cérebro ativa a produção de um conjunto de hormônios compensatórios, como o cortisol e a adrenalina, por exemplo. "Estas substâncias são chamadas de hormônios do estresse porque são liberados diante de situações anormais ou perigosas". Com essas substâncias ativas, temos uma redução dos níveis de serotonina, o hormônio que ajuda a regular o comportamento e que traz a sensação de bem-estar e prazer. "Desse modo, o mau humor proveniente da fome tem duas razões para acontecer: de um lado, a falta de glicose para um normal funcionamento do cérebro e, de outro, a liberação dos hormônios do estresse para compensar a falta da substância".

Viu como faz sentido? A nutri Juliana nos dá a solução: "o fracionamento alimentar é muito importante para não permitirmos a escassez de nutrientes, evitando as alterações hormonais e o mau humor decorrente destas". Agora você já sabe, quando começar aquele mau humor sem motivação, pense quando foi sua última refeição. 

Cuide-se!

  • Categoria: Alimentação
  • Tags: