Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Você está dormindo corretamente?

Postado em 13 de julho de 2016


Muitas vezes dormimos cedo e completamos as horas indicadas de sono, e mesmo assim acordamos cansados, como se o corpo tivesse trabalhado a noite toda. Isso acontece porque dormimos na posição ergonomicamente errada. Mesmo que a princípio ela pareça confortável, ao longo da noite os músculos e articulações acabam sofrendo fadiga.

"Uma noite mal dormida traz inúmeras consequências ao organismo, e quando se torna constante, pode virar um ciclo. Distúrbios do sono podem causar cansaço, falta de concentração, irritabilidade, dor e até depressão", conta a fisioterapeuta Luciana Peter. Para dormir bem, alguns fatores fazem toda a diferença. Começando pelo colchão, que não deve ser nem muito macio e nem muito duro. "O colchão deve ser confortável, e não muito mole, para que proporcione estabilidade e apoio à coluna", afirma Luciana.

Outro fator importante é a escolha do travesseiro. Para a fisioterapeuta, o travesseiro de viscoelástico, conhecido como travesseiro da Nasa, é o mais indicado pois ele se molda e proporciona sustentação adequada. Ao levantar, ele volta para a posição normal, mantendo a funcionalidade do produto. Quanto a altura, vai de pessoa para pessoa, mas Luciana dá a dica: a altura do travesseiro deve ser proporcional a distância entre o lóbulo da orelha e o ombro.

Mas não adianta ter o colchão mais caro e o travesseiro mais tecnológico se a posição estiver incorreta. Confira se você está dormindo de maneira ergonômica.

Ao dormir de barriga para cima: com a mão, teste se a cervical está apoiada no travesseiro. A lombar também deve estar encostada no colchão, para isso flexione os joelhos até que não haja um vão entre a coluna e o colchão, e apoie as pernas com o auxílio de um travesseiro/almofada. Isso irá evitar que você acorde com dores na lombar.

Ao dormir de lado: utilize um travesseiro com a altura proporcional à distância entre o lóbulo da orelha e o fim do ombro, assim você mantém a coluna vertebral alinhada. Com a perna de baixo esticada, flexione a perna de cima e apoie em um travesseiro/almofada. Abrace outro travesseiro/almofada. Mantenha os braços na linha do ombro ou abaixo, para não forçar as articulações.

Ao dormir de bruços: aqui a dica é trocar de posição. Além de forçar as articulações do ombro, braços e pernas, ela prejudica a região lombar e a cervical.

Agora que você já conhece o jeito mais adequado de dormir, tente adaptar a sua posição preferida. Aos poucos o corpo acostuma com a nova posição e você garante mais bem-estar no dia seguinte. Dormir bem é mais importante do que imaginamos, é peça fundamental para um dia com mais disposição e energia. Cuide-se!

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: