O inverno começou oficialmente esta semana, mas o frio já vinha marcando presença no estado há dias. E com ele, as alergias e infecções respiratórias chegam de "de mala e cuia" para tristeza de boa parte da população. Rinite, bronquite, asma, resfriados, nariz vermelho, chiado no peito, dificuldade para respirar. Se você tem familiaridade com algumas dessas palavras, prepare-se: o inverno chegou com promessas de frio intenso e muitos problemas respiratórios.
A rinite e a asma são as campeãs da estação. A asma é uma das doenças crônicas mais comuns da população mundial. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - SBPT, a doença é causada por uma inflamação dos brônquios, os tubos que levam ar para dentro dos pulmões, e apresenta sintomas como falta de ar, sensação de aperto e chiado no peito e tosse. A asma atinge cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. De acordo com a SBPT, no Brasil o número de asmáticos chega a 20 milhões.
Já a rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, que pode ser acentuada com o ar frio que é respirado. Além disso, o uso de casacos, lãs e cobertores intensifica os sintomas da rinite, como coriza, coceira, espirro e olhos vermelhos.
A sinusite é outra condição que pode se agravar no inverno. Assim como a rinite, ela é causada por uma inflamação, dessa vez da mucosa que reveste os seios da face, as cavidades paranasais, que passam a produzir muco. A sinusite aguda se manifesta em crises esporádicas, e os sintomas são: dor facial, secreção nasal purulenta, febre e tosse. A sinusite crônica é aquela mais frequente, onde constantemente há secreção que pode drenar diretamente pela garganta. Uma característica da sinusite crônica é a dor de cabeça, entre os olhos e abaixo deles.
Além disso, quando falamos em inverno e frio, gripes, resfriados e pneumonias são as mais lembradas. É preciso dar a devida importância a elas, afinal, segundo a SBPT, as infecções respiratórias são a terceira causa mundial de morte em adultos, sendo a pneumonia a grande representante. Em 2013, no Brasil, ocorreram mais de 690 mil hospitalizações e cerca de 50 mil mortes por pneumonia.
Você sabe diferenciá-los? Os resfriados e gripes são provocados por vírus. O resfriado é mais frequente e não debilitante. Tem como principais sintomas a coriza nasal, espirros e dor de garganta. Não necessita de antibióticos, apenas medicação pra os sintomas. A gripe apresenta febre acima de 38°C, tosse, coriza, dores no corpo e mal-estar generalizado. Já a pneumonia pode ser ocasionada por uma complicação da gripe, mas além da febre surge a dor no peito, falta de ar e catarro amarelado.
Em qualquer uma das alergias e infecções respiratórias citadas acima, uma coisa é comum a todas: é preciso procurar um médico para certificar-se de que os sintomas não requerem maiores cuidados. Assim você aproveita o melhor que o inverno traz: poder ficar bem pertinho de quem você ama e aquecer o corpo e o coração. Cuide-se.