Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Tratar varizes é questão de bem-estar

Postado em 30 de março de 2016



Cuidar das varizes não é apenas uma questão de estética, é saúde. Quando o problema não é tratado corretamente, pode acarretar não apenas incômodo, mas sérios riscos para o organismo.

Mas você sabe o que são varizes? De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - SBACV, varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo. Essas veias das pernas conduzem o sangue até o coração, após irrigar os membros inferiores, mas ocasionalmente deixam de trabalhar corretamente, e o sangue pode "empoçar" nas veias, causando as deformações e os sintomas que acompanham.

Os principais sintomas das varizes são as alterações de sensibilidade na pele, dor tipo "queimação" ou "cansaço", sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo, edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo. Geralmente os sintomas amenizam com a elevação dos membros inferiores e agravam-se no fim do dia, quando a pessoa permanece por longo tempo em pé ou sentado, e com o calor.

A ocorrência de varizes é mais comum em pessoas que permanecem longos períodos de pé, e nas mulheres. Para o sexo feminino, os sintomas tendem a piorar nos períodos próximo ou durante a menstruação e também durante a gravidez.

Confira dicas da SBACV para evitar o aparecimento de varizes:
- Evite ganhos exacerbados de peso
- Mantenha uma dieta rica em fibras para evitar a constipação intestinal
- Procure não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado
- Não use cintas abdominais apertadas
- Realize caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão médica
- Não fume
- Se você sofre com varizes, consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular

O tratamento para as varizes depende da veia a ser tratada, por isso é muito importante consultar o médico especializado. Algumas veias são tratadas cirurgicamente, como aquelas salientes e visíveis, que elevam a pele. Outras podem ser tratadas com escleroterapia, uma injeção de solução esclerosante dentro dos vasos, como é o caso das telangiectasias, vasos mais finos e superficiais. A retirada dessas veias é benéfica ao organismo, pois melhora a circulação dos membros inferiores, aliviando os sintomas e evitando as implicações da doença.

Cuide-se!

  • Categoria: Saúde da mulher
  • Tags: