O Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 10 de março, é uma importante data que alerta para os cuidados de um dos principais órgãos do nosso corpo. Esse ano teve como tema "A prevenção da doença renal começa na infância", chamando a atenção para a importância de ficar de olho também nos pequenos.
Os rins, muitas vezes negligenciados, são essenciais para o funcionamento do corpo humano. Mas você sabe, realmente, o que faz o seu rim? Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia - SBN, os rins são os órgãos responsáveis pelo equilíbrio da química interna do corpo. Eles têm 4 funções principais: eliminação de toxinas do sangue, como amônia, ureia e ácido úrico, utilizando um sistema de filtração; regulação da formação do sangue e dos ossos, mantendo o equilíbrio de eletrólitos no corpo, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato e etc; regulação da pressão sanguínea; e o controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.
Essas ações acontecem porque, em média, a cada 5 minutos os rins são capazes de filtrar todo o sangue do corpo. Quando isso já não acontece corretamente, será necessário realizar diálise, e em último caso, o transplante do órgão.
De acordo com a SBN, cerca de 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal a cada ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos - ABTO, em 2015 foram realizados 5.549 transplantes renais, categoria de transplante mais realizada no país.
Hipertensão arterial e diabetes são os principais fatores de risco das doenças renais, mas a obesidade, fumo e uso de medicações tóxicas ao rim também comprometem o órgão. Fique atento aos sinais de doenças nos rins, como sangue na urina, inchaços, anemia, cansaço excessivo, dor nas costas e nos rins, ausência de urina, ou acordar a noite para urinar. Percebendo qualquer desses sintomas, consulte um médico nefrologista.
Você pode seguir algumas dicas que ajudam a cuidar dos rins:
- * Evite o consumo excessivo de sal, carne vermelha e gorduras;
- * Pratique exercícios físicos regularmente;
- * Não fume;
- * Controle o peso corporal, a pressão arterial e os índices de colesterol e da glicose;
- * Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- * Não faça uso de medicamentos sem prescrição médica;
- * Beba água.