Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Voltando à rotina sem sofrimento

Postado em 24 de fevereiro de 2016



O fim de fevereiro é um período delicado. É o fim das festas de final e início de ano, o retorno das férias, a volta às aulas, à cidade, ao trânsito. Em resumo: voltar à rotina não é nada fácil. Mas com algumas atitudes positivas podemos transformar a forma como encaramos este período.

Ao invés de pensar "acabaram as férias", pense "começou um novo ano". Mentalize que é o início de uma fase de construção, de aprendizado e realizações. Faça uma lista de tarefas, isso vai lhe ajudar a desenhar seu ano. Planejar o período profissional ajuda a organizar os pensamentos nesse retorno, já que muitas vezes voltamos um pouco distraídos. E planejar sua vida pessoal ao longo do ano dá um ânimo a mais, pois pensamos nos momentos bons que temos a viver. Comece, por exemplo, a pensar a próxima viagem, o próximo passeio, as festas de aniversário e encontros da família.

Se você começou uma nova atividade de lazer durante as férias, como alguma atividade física, esportes, hobbies, faça um esforço para mantê-la. A rotina de trabalho e aulas nos toma tempo, mas é sempre possível adequar algum momento do nosso dia para acrescentar essa nova prática.

O mesmo vale para os novos hábitos de alimentação. Encontre um tempo para preparar suas receitas preferidas, mesmo que seja no final de semana. Dieta e academia também podem sobreviver no resto do ano. Nessas horas é importante o planejamento. Preparar as "marmitas" do trabalho na noite anterior, deixar alimentos previamente cozidos, saladas e frutas higienizadas, são ações que facilitam o dia a dia.

Antes de voltar de férias, procure acordar um pouco mais cedo a cada dia. Assim, no dia de acordar cedo para ir trabalhar, o corpo já está se reacostumando ao ritmo diário. Essa adaptação pode durar alguns dias ou semanas, tente dormir um pouco mais cedo que o habitual no começo.

Deixe seu armário de roupas organizado. Roupas de férias e de trabalho são bem diferentes para a maioria, e quando ficamos de férias por um período longo, as roupas de trabalhar acabam ficando esquecidas. Antes de retornar, verifique se suas roupas não precisam ser lavadas ou passadas, isso facilita na hora de se vestir, principalmente nos primeiros dias, quando acordamos com pouca disposição.

Tente não sofrer com as promessas de ano novo. Nem sempre conseguimos realizar tudo que planejamos, e isso nos causa frustração. Pense em objetivos realizáveis, e distribua ao longo do ano. Por exemplo: melhorar a alimentação a partir de hoje, começar a praticar corrida no início do inverno, ver os amigos uma vez por mês, fazer exames periódicos no segundo semestre, e por aí vai.

O mais importante ao voltar à rotina é pensar que a cada ano teremos um momento como este. E que ao mesmo tempo que estamos iniciando um ano de trabalho e esforço, acabamos de voltar de um período de descanso, diversão, bons momentos com os amigos e família, de felicidade e amor. E sabe o que mais: isso pode existir o ano inteiro.

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags: