Já parou para pensar se você está utilizando a escova dental ideal para você? A saúde também começa pela boca e faz toda a diferença na sua qualidade de vida. E não basta apenas fazer a higiene bucal diariamente, é preciso fazê-la corretamente e com os produtos adequados. Para te ajudar nesse processo, selecionamos hoje alguns modelos de escova dental para você conhecer melhor e poder fazer a sua escolha de forma mais eficiente. Mas antes, saiba que as escovas do tipo macias são muito eficientes para remover restos de alimentos e as placas bacterianas. As escovas com cabeças pequenas contribuem para alcançar de forma mais eficiente todas as áreas da boca. Já com relação aos tipos de cabo, o importante é que ele se ajuste bem em sua mão para que você possa fazer uma boa escovação.
Escova elétrica: Este modelo oferece praticidade e conforto. Alguns modelos possuem movimentos giratórios e vibratórios que são capazes de realizar uma limpeza profunda e muitas vezes melhor do que na escovação manual.
Escova bitufo: este modelo oferece um formato com diferentes angulações que alcançam todas as áreas dos dentes podendo ser com duas cabeças de tufo único.
Escova unitufo: este modelo é muito utilizado pelas pessoas que usam aparelho dentário. Suas cerdas são no formato em V e ela oferece uma limpeza mais eficiente entre os dentes e as peças do aparelho. Desta maneira, contribui para a diminuição do acúmulo de resíduos, evitando os riscos de cáries e doenças nas gengivas.
Escova interdental: ela é formada por um tufo de cerdas finas e macias preso a um cabo anatômico. Este modelo também é indicado para complementar a limpeza após a utilização da escova normal.
Escova manual: este é o modelo "tradicional" e ela varia em tamanho, cor, formato da cabeça, cerdas macias, médias e duras.
É importante lembrar que é recomendado que se troque a escova dental a cada três meses. Mas nem sempre esse prazo é ideal para todos os tipos de escova. O melhor é observar se ela não está com as cerdas desgastadas; caso esteja, essa é a hora de trocar. Em sua consulta de rotina, converse com o seu dentista e peça uma orientação sobre a melhor escova para seu caso, ok?