Sim, movimente-se e faça isso em todas as idades! Desde que nascemos já estamos envelhecendo, e é importante fazer isso de forma saudável!
Praticar exercícios de forma rotineira significa manter uma autonomia corporal, com plena capacidade de gerenciar sua própria vida e realizar atividades sem necessitar do auxílio de terceiros. Quando falamos em autonomia, entenda que isso vai desde caminhar, andar de bicicleta no parque e até mesmo abrir uma porta tocando na maçaneta. Para realizar estas e outras atividades, existem cinco itens que precisam estar na sua lista, são eles: alimentação saudável, atividade física regular, inserção social, saúde emocional e controle das doenças.
Dar um "chega pra lá" no sedentarismo ajuda a diminuir as dores por todo o corpo, favorece a interação social, melhora o desempenho no trabalho e nos estudos e ainda ajuda na prevenção de uma série de doenças. O ideal na prática de exercícios é que elas sejam constantes, cinco vezes na semana, se possível.
Agora, se você ainda não encontrou o exercício ideal, pesquise e teste atividades que você praticaria por prazer, sejam individuais ou coletivas. Procure entender como funciona seu "relógio biológico", se sua disposição é maior de dia ou à noite. Desta forma, vai ficar mais fácil movimentar-se!
Lembre-se: antes de iniciar as atividades físicas, procure profissionais da área da saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas e seu o médico para exames preventivos.