Os hormônios da felicidade e bem-estar são produzidos naturalmente pelo nosso corpo. Todos podem ter acesso a eles com algumas ações muito simples. Para isso, primeiro você precisa saber quais são eles: serotonina, endorfina, oxitocina e dopamina.
Estas quatro substâncias químicas são produzidas pelos nossos neurônios e controlam a liberação de hormônios que dão a sensação de felicidade e bem-estar. E é no controle deles que está o segredo. Acompanhe:
O que ativa e aumenta a "serotonina"? As taxas dela no organismo podem ser aumentadas com atividades simples, tais como:
-praticar esportes;
-fazer atividades relaxantes como yoga e meditação;
-manter uma alimentação saudável e equilibrada, se possível com triptofano, presente na banana e no tomate. A ingestão de probióticos também auxilia mais especificamente na produção de serotonina, então consumir iogurtes, chucrute, entre outros é uma boa dica.
Para liberar e produzir a "endorfina" realize atividade física com maior intensidade, então pule, dance, caminhe no parque, ande de bicicleta, corra... Mas fique atento! É preciso se MOVIMENTAR, ficar parado não libera a endorfina.
Já a "oxitocina" é produzida no hipotálamo, dentro cérebro, então para liberar o hormônio do amor doe sangue, ajude o próximo, amamente, pratique ações de generosidade.
Por fim, a "dopamina", que está relacionada diretamente com as funções cognitivas, a cardíaca e o controle dos movimentos do corpo pode ser liberada através da meditação, tendo boas noites de sono e até escutando música. Pode parecer estranho, mas ela também é liberada quando se atinge um objetivo. Que tal traçar algumas metas para você?
Agora, se você parar para refletir, verás que levando uma vida equilibrada, com lazer, esportes, cuidando da saúde mental e física, terá o caminho para FELICIDADE, pois os hormônios serão naturalmente liberados pelo seu corpo. Cuide de você e seja feliz! A gente quer saúde para você!