
Para garantir uma rotina equilibrada, é preciso mais do que pensar isoladamente na alimentação ou exercícios. É preciso buscar também o controle do colesterol para prevenção das doenças cardiovasculares. No último dia 08 de agosto foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol. Para evitar riscos à saúde relacionados a esta enfermidade, a melhor forma é através do controle das taxas de gordura no sangue.
Na prevenção, estar de olho nos níveis de colesterol é fundamental. Eles podem ser controlados com alimentação saudável e atividades físicas, mas claro que a hereditariedade também pode ser fator determinante. Portanto, mesmo mantendo hábitos saudáveis, a rotina de visitar o médico e realizar exames é muito importante. Consumir alimentos naturais ricos em ômega 3 e 5, aveia, fibras, ingerir bastante frutas e vegetais, evitar processados, bebidas alcoólicas, embutidos e industrializados é o início para o controle do colesterol, além das atividades físicas regulares, que são anti-inflamatórias e contribuem impedindo a oxidação das moléculas. Procure um esporte que você goste e que te deixe feliz, desta forma fica mais fácil realizá-lo de 2 a 3 vezes por semana.
Apesar do colesterol ser um conjunto de gorduras que são necessárias para o funcionamento do nosso corpo, quando em níveis elevados, ele pode ser uma das principais causas de doenças cardiovasculares (DCVs). Saiba que existem dois tipos de colesterol: o HDL, considerado "colesterol bom" e o LDL, denominado "colesterol ruim". A partir do momento que eles entram em desequilíbrio é quando a saúde entra em risco. Uma boa dica é procurar consumir menos as gorduras saturadas que são aquelas que estão presentes em frituras, carnes vermelhas e nos embutidos que já mencionamos anteriormente.