Aproximadamente 70% do nosso corpo é composto por água. Ela é fundamental para o funcionamento do nosso organismo, mas mesmo sabendo disso, costumamos negligenciar nossa hidratação, tomando água apenas quando temos sede, ou consumindo outros líquidos no lugar da água pura.
A água ajuda a remover toxinas, regula a temperatura do corpo e auxilia na absorção dos nutrientes. Além disso, o consumo regular lubrifica as articulações, hidrata os tecidos, e ajuda no transporte de nutrientes para as células. A água também é fundamental para o funcionamento dos órgãos, e sem ela, sobreviveríamos poucos dias.
O recomendado é ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia, entretanto, essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa. Fatores como idade, peso, clima, e se a pessoa pratica atividades físicas, interferem na necessidade de hidratação. Os atletas, por exemplo, talvez precisem de três ou quatro litros de água para manterem-se hidratados.
O interessante do corpo humano é que, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, somos capazes de regular de maneira eficiente o balanço diário de água, de modo que, ao longo do dia, a quantidade ingerida corresponda à água que foi utilizada ou eliminada pelo corpo. Esse balanço é controlado por sensores localizados no cérebro e em outras partes do corpo, que nos fazem sentir sede sempre que a ingestão não é suficiente.
O Guia também ressalta que é importante atentar para o consumo de refrigerantes, sucos e chás industrializados. Apesar de conterem água em abundância, são ricos em açúcares e aditivos, por isso não são consideradas fontes adequadas de hidratação. Dê preferência para sucos naturais e água pura. Um opção agradável, também, é a água saborizada, com rodelas de limão, laranja, ou folhas de hortelã.
Por isso, não esqueça: sempre que possível ande com uma garrafinha de água, e hidrate-se. Seu corpo e sua saúde agradecem.
Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira, do MS.