Cuidar da saúde é também cuidar do sistema imunológico. A vida agitada trouxe o aumento do consumo de alimentos processados, um estilo de vida não saudável com alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares, sal e sódio o que, somado à falta de exercícios, coloca em xeque o sistema imunológico. As doenças autoimunes surgem do mau funcionamento deste sistema e com isso o corpo ataca os seus próprios tecidos.
Levar um estilo de vida saudável é imprescindível para se ter uma boa saúde. Além disso, estar bem informado é a chave para ter uma vida longeva. Saiba que o nosso sistema imunológico tem a função de nos defender contra agentes estranhos ao nosso organismo, que podem ser bactérias, vírus e até as células do sangue de outra pessoa. O corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos, logo, é importante manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes, dormir adequadamente, evitar o estresse e ter bons hábitos de higiene para que ele funcione bem.
Lúpus, doença celíaca, diabetes, síndrome de Sjogren, espondilite anquilosante, polimialgia reumática, alopecia areata, doença de Crohn, vitiligo e psoríase são alguns exemplos de enfermidades que atacam o sistema imunológico. Diagnosticar corretamente cada caso e realizar o tratamento faz com que os pacientes tenham uma vida mais equilibrada, além de garantir uma melhor resposta para possíveis mazelas. O acompanhamento multidisciplinar, por meio de um consenso nas decisões de cada intervenção, proporciona mais assertividade no diagnóstico, no tratamento e na recuperação.
Não fique com dúvidas, procure seu médico, faça seus exames preventivos e informe-se sobre as doenças autoimunes.