Já vamos iniciar este blog te dizendo que o melhor caminho para prevenir e controlar a hipertensão é mantendo hábitos saudáveis. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. A hipertensão é hereditária em 90% dos casos.
Porém, há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial e estão associados ao desenvolvimento da doença, como obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento.
Para identificar níveis elevados da pressão arterial é necessário medi-la regularmente e de preferência por um profissional da saúde. A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo.
Saiba que a pressão se eleva por vários motivos mas, principalmente, porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. Para que você entenda, podemos dizer que o coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta e ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados, a pressão sobe. Mas fique atento: quando a pressão fica descontrolada, quem sofre é o coração. Como a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes e esta ocorrência pode inclusive ocasionar o infarto. As visitas regulares ao médico são importantes para cuidar do corpo, especialmente do coração, pois ele é um órgão fundamental para a vida, logo, os cuidados com ele devem ser redobrados.
Embora não tenha cura, a hipertensão arterial pode ser controlada e, até mesmo, prevenida. E, com relação às prevenções, você pode tomar algumas atitudes importantes, como melhorar a qualidade da alimentação reduzindo o consumo de sal, reduzindo a ingestão de álcool, não fumando e ficando longe do estresse; estes são apenas alguns exemplos para você.
A hipertensão, geralmente, é uma doença silenciosa. Porém, alguns sintomas devem acender o sinal de alerta para você, como dores no peito, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e até mesmo sangramento nasal. Procure manter um estilo de vida saudável, pratique exercícios físicos regularmente e mantenha uma alimentação saudável, você vai evitar não somente a hipertensão, mas também diversas outras doenças! Queremos que você tenha muita saúde sempre.