Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

A sua saúde está em suas mãos

Postado em 17 de março de 2022


Cuidar dos rins é mais fácil do que você imagina. Precisamos estar atentos, pois a doença renal pode ser silenciosa, mas saiba que a sua saúde está em suas mãos. A insuficiência renal é uma condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Viver bem, melhorar a qualidade de vida, adoecer menos e prevenir doenças renais acontece quando levamos uma vida saudável. Isto se inicia por pequenas atitudes e nos hábitos que você inclui em sua rotina. Você já se perguntou como é a sua rotina? Comece fazendo uma lista: que horas você acorda, o que você come no café da manhã, se você fez exercícios e por quanto tempo... Enfim, coloque tudo nesta lista e faça uma avaliação dela questionando os seguintes itens:

Quantas refeições você fez no dia?
Qual a qualidade destas refeições?
Praticou algum esporte ou exercício?
Quanto tempo durou a prática dos exercícios?
Bebeu água durante o dia?
Teve um tempo para você, como ler um livro, ver um filme ou meditar?
Como foi o seu sono e quantas horas você dormiu?

Com essas respostas você já consegue verificar se sua rotina contribui para uma vida saudável. Se você verificar que não corresponde a uma boa qualidade de vida, busque mudar as suas atitudes. Uma rotina com bons hábitos pode evitar que os rins sejam prejudicados por cálculos renais, infecções e até mesmo prevenir o desenvolvimento de câncer no órgão.

Saiba que, no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes com doenças renais crônicas avançadas é crescente e mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país. Alguns sinais importantes que o corpo dá para avisar que seus rins não estão bem são: alterações da cor, do cheiro e do aspecto da urina; presença de sangue e espuma na urina; aparecimento de edemas no corpo, fadiga, cansaço e anemia; cheiro de urina na boca (hálito urêmico); fadiga e intolerância ao exercício.

Toda segunda quinta-feira do mês de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. Já falamos sobre este tema no blog do dia 10, mas queremos reforçar que a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Quando descoberta tardiamente, a doença já está avançada, por isso, a prevenção é tão importante: para não deixar que a doença chegue até você!

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: