A prevenção das doenças renais começa muito cedo. A boa saúde renal passa também por alguns itens que são muito relevantes e fazem a diferença, como evitar o excesso de sal, a obesidade e a sobrecarga de proteína. Sintomas como fadiga, cansaço, anemia e até mesmo cheiro de urina na boca podem estar associados a problemas nos rins. Mas como é possível manter os rins sadios? Hoje vamos te dar os cinco primeiros passos para você cuidar bem deles.
O primeiro passo é adotar uma alimentação equilibrada, pois os rins são "filtros do nosso organismo"; são eles que regulam a pressão arterial, filtram o sangue, eliminam as toxinas do corpo e tem mais: também são responsáveis por controlar a quantidade de sal e de água do nosso organismo.
É importante ficar atento e manter uma boa alimentação com frutas e legumes, ingestão de água, procurar consumir alimentos minimamente processados e evitar fast food, estes passos são um bom começo para as pessoas que buscam ficar mais saudáveis. E atenção, cuidado com o excesso de gordura. Se possível, procure ingerir alimentos ricos em vitaminas e fibras, pois eles contribuem para o bom funcionamento renal.
O segundo passo engloba ficar longe das bebidas alcoólicas e do cigarro, pois eles causam hipertensão e desencadeiam inflamações que prejudicam os rins. Mas os malefícios deles vão muito além, pois eles são os inimigos da imunidade e, em tempos de covid-19, estar saudável contribui para evitar o vírus, além é claro do tabagismo causar câncer.
O item três é a prática constante de exercícios e aqui vai uma super dica: no canal do Youtube da @caberssaude você tem à sua disposição diversos exercícios que fazem parte do projeto De Bem Com a Vida. É clicar e praticar, ok? Os exercícios físicos contribuem também com o aumento dos níveis de energia corporal. Quando hábitos saudáveis são praticados, o risco de sofrer com problemas nos rins é bem menor.
O item quatro da nossa lista é te lembrar que consultas regulares ao médico também são uma forma de prevenir doenças e, quando falamos em doenças renais, pensamos no nefrologista, que é quem acompanha a função renal. Os exames que costumam ser solicitados para uma avaliação dos rins são a creatinina sérica e o exame sumário de urina. Conhecer o corpo é uma forma de prevenir e identificar as doenças renais, fique atento a alterações na cor da urina, no cheiro, se há presença de sangue e até ao aparecimento de edemas no corpo!
E por fim, nosso quinto item é: mantenha o controle regular do seu nível de açúcar no sangue. Quem tem diabetes faz parte do grupo de risco para várias doenças, incluindo as renais, pois ela é fator desencadeante para diversas outras complicações de saúde. Quando há muito açúcar circulando no corpo, os rins precisam filtrar o sangue mais vezes, o que exige demais do órgão, prejudicando aos poucos a filtragem do sangue.
Saúde e qualidade de vida sempre estão em nossa pauta, então hoje ressaltamos novamente que a prática regular das atividades, aliada a uma alimentação saudável contribui, e muito, com a saúde do corpo e da mente. Fique atento aos cinco passos que trouxemos hoje, pois queremos que você fique bem e com muita saúde! Até o próximo blog.