Para quem curte o Carnaval, todo ano é a mesma coisa: a folia começa na sexta-feira (ou mesmo antes), a diversão e o consumo de álcool aumentam, o tempo de sono diminui, e só na quarta-feira de Cinzas o corpo desacelera e sente o impacto de tanta euforia. É muito provável que em 2015 isso aconteça de novo, mas que tal aproveitar o agito com alguns cuidados básicos – que todos conhecemos, porém deixamos de seguir quando soa a primeira marchinha? Selecionamos cinco dicas fundamentais e fáceis de lembrar:
1. Água, água, água mineral! – Hidratação é a palavra-chave. A transpiração deve ser compensada, a todo momento, com o consumo de água e sucos naturais, de modo a repor substâncias eliminadas no suor. Atenção: os refrigerantes não ajudam, pois seu poder de hidratação é baixíssimo.
2. Não é hora de comer "porcarias" – Capriche na alimentação, desde o café da manhã e passando pelas demais refeições. Carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) são ideais para dar energia. Evite frituras e alimentos gordurosos. Dê preferência para carnes magras – filé de frango, de peixe ou peito de peru.
3. Álcool com moderação – Nunca é demais relembrar: beber de estômago vazio não faz bem para o organismo. Aqui, novamente, a hidratação é um grande aliado: não deixe de intercalar as bebidas alcoólicas com o consumo de água e sucos. Além disso, fica o recado que infelizmente precisa ser repetido: se beber, não dirija; organize-se para não depender do carro na hora da festa.
4. Barrinhas de cereais – Já pensou em poder matar a fome no meio do bloco ou do salão? Embora seja mais comum levar para o trabalho ou para uma viagem, as barrinhas de cereais são uma forma de garantir a energia sem precisar sair da festa.
5. Descansar, sempre que possível – Aproveite cada intervalo e repouse. As dicas de hidratação e alimentação também valem nesses momentos: pratos leves, água e sucos, além de boas horas de sono, são itens indispensáveis para seguir pulando com disposição.
Um Carnaval maravilhoso e saudável a todos =)
Fonte: Ministério da Saúde