Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Câncer de próstata: Informe-se!

Postado em 04 de novembro de 2021


O mês de novembro é dedicado à prevenção e combate ao câncer de próstata, mas essa doença deve ser rastreada o ano inteiro. Prevenir é a melhor opção para uma vida longa e feliz.
Se você é homem e tem mais de 40 anos, procure ir ao urologista, pelo menos, uma vez por ano ou na periodicidade que ele indicar; Realize os exames de rastreamento todos os anos; Comunique seu médico sempre que surgir qualquer dúvida ou sintoma. Quando descoberto em fases iniciais, o câncer de próstata pode ser tratado, oferecendo mais tempo e mais qualidade de vida aos pacientes.

As dúvidas são muito comuns sobre este tema como, por exemplo:
O câncer de próstata não tem cura? Fique tranquilo, dependo do estágio da doença ele é totalmente curável; Trata-se de uma doença exclusiva de idosos? A doença pode chegar em qualquer idade, quando antes você se prevenir, melhor. O toque retal não precisa ser feito? Este é um exame importante, pequenos tumores podem ser percebidos e, muitas vezes, não são detectados pelos níveis do PSA. Com a realização de ambos, cerca de 90% dos casos de câncer são detectados.

Outra questão é se existe uma única causa determinante para o surgimento do câncer de próstata ou se ele é hereditário. No entanto, a ciência já sabe que alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Quando se fala no câncer de próstata, é fácil perceber que há famílias que são acometidas com maior frequência, o que demonstra um padrão de hereditariedade. Acredita-se que em um a cada 10 pacientes com câncer de próstata tenha a hereditariedade como sua causa. Segundo o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É importante saber que a próstata é uma glândula que só os homens possuem. Ela é um órgão pequeno, que se localiza na parte baixa do abdômen e tem a forma de maçã. Quanto mais você se conhecer, mais facilmente é possível identificar qualquer sintoma incomum em seu corpo. Mas também é muito importante realizar exames anuais de rastreamento, para que a doença seja diagnosticada ainda em sua fase inicial, o que aumenta muito as chances de cura.

A desinformação ainda é uma das maiores inimigas do combate ao câncer de próstata. Converse com o seu urologista, informe-se e tire todas as suas dúvidas!

  • Categoria: Saúde do homem
  • Tags: