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Outubro: o mês rosa

Postado em 07 de outubro de 2021


Você já parou para pensar em por que o mês de outubro é rosa? Para ajudar a responder esta pergunta, precisamos te contar sobre o movimento do controle do câncer de mama.

O movimento do Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O objetivo do Outubro Rosa é compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização, diminuindo assim a taxa de incidência da doença e de mortalidade. Cada cor tem uma representatividade e a cor rosa, utilizada no mês de outubro, além de simbolizar mundialmente a luta contra o câncer de mama, representa amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza e feminilidade. Esta cor se estabeleceu como uma cor feminina na década de 1980. Na última década do século 20, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990 e, desde então, se tornou símbolo da campanha.

Aqui no Brasil, uma das primeiras ações que rendeu maior visibilidade para a campanha de conscientização foi em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. E, desde então, a campanha vem ganhando força na divulgação de informações para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença. Infelizmente, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados no Brasil mais de 60 mil novos casos de câncer de mama.

O diagnóstico do câncer de mama também tem grande influência na autoestima feminina, principalmente por causa do medo de perder a mama, do preconceito e da queda dos cabelos. E é este um dos motivos da campanha deste ano da Cabergs ter como slogan: Força, determinação e coragem vencem os preconceitos.

A live realizada na última terça-feira (dia 5), transmitida pelo Facebook da Cabergs e com a participação da Mastologista Dra. Marcelle Morais e a Oncologista Dra. Juliana Scheffer, da Oncoclínicas, foi sobre "Os efeitos colaterais da falta de prevenção ao câncer de mama"; nela o presidente da Cabergs, Fernando Zingano, reforçou a importância de desmistificar o diagnóstico, o tratamento e os exames preventivos.

A prevenção primária tem como objetivo impedir que o câncer se desenvolva, por este motivo é tão importante realizar os exames preventivos, como mamografia, ecografia mamária e realizar o autoexame. Prevenir o câncer de mama também significa evitar a exposição aos fatores de risco dele, adotando assim um modo de vida saudável como: não fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e amamentar, por exemplo. Investir no autocuidado contribui para uma vida mais saudável e feliz.

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