Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Internet!? Como ela pode ajudar na prevenção ao suicídio?

Postado em 23 de setembro de 2021


A tecnologia nos cerca a todo momento e nos próximos dois blogs vamos falar sobre as conexões com a internet. Elas podem ser tanto ruins, como no "cancelamento" nas redes sociais (será tema da próxima semana do blog), quanto benéficas.

Você já sabe que hoje há diversas tecnologias, plataformas e as próprias redes podem ser aliadas na prevenção do suicídio, inclusive auxiliando no diagnóstico precoce de transtornos mentais, como a depressão.

Você já ouviu falar no "Algoritmo da Vida"? Se você é usuário do Twitter, saiba que, observando os usuários desta plataforma, a revista Rolling Stone lançou em 2019 o projeto Algoritmo da Vida, que identifica postagens de pessoas com ansiedade e depressão e busca ajudá-las. Este algoritmo identifica expressões, frases e palavras geralmente utilizadas por quem apresenta algum tipo de transtorno e pode estar pensando em se machucar. Uma vez que é identificado que o usuário precisa de ajuda, uma mensagem privada é enviada para essa pessoa, abrindo espaço para uma conversa e indicando o número do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Agora, você sabia que o Instagram foi, em 2017, eleito como uma das piores redes sociais para a saúde mental dos jovens, aumentando níveis de ansiedade e distúrbios de sono e de autoimagem? Foi através de uma pesquisa da Royal Society for Public Health, em parceria com a Young Health Movement, que esta informação foi verificada. É claro que a plataforma desde lá se transformou e se atualizou e, uma das suas prioridades a partir disso, é mantê-la como um lugar seguro e solidário. A rede social, para ajudar quem precisa, implementou através de hashtags ligadas à depressão e à ansiedade um aviso perguntando se a plataforma pode ajudar o usuário, onde ele é encaminhado para uma página com opções como "Fale com um amigo", que encaminha mensagem ou liga para alguém da sua confiança, "Fale com um voluntário" ou "Receba dicas".

A tecnologia está na palma da mão, não é mesmo? E, muitas vezes, precisamos nos preocupar com a nossa saúde mental e também a das crianças e, pensando nisso, o Google desenvolveu o Family Link, um aplicativo que permite que pais ou responsáveis implementem regras digitais para a garotada. Neste app é possível gerenciar quais aplicativos são baixados, controlar tempo de tela e bloquear o dispositivo. E você já ouviu falar no "Tá Tudo Bem"? Este é um app desenvolvido por uma brasileira com o objetivo de auxiliar na prevenção e desmistificação do suicídio. Ele tem entre suas funcionalidades botões emergenciais: "preciso falar com alguém" e "preciso de ajuda". Ele oferece também informações e notificações diárias de apoio emocional e uma lista de contatos de emergência.

Se você pesquisar na web informações de autoajuda, sobre prevenção e motivação, a internet pode se tornar um local de encontro e unir quem oferece ajuda e quem precisa dela, transformando os cuidados com a saúde mental e ampliando a diminuição dos casos de suicídio.

  • Categoria: Saúde Mental, Sua saúde
  • Tags: