Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

A importância do autoconhecimento na busca por uma vida mais feliz

Postado em 16 de setembro de 2021


Autoestima e confiança: características importantes para viver bem. Mas e você, como se sente em relação a si próprio? Para abordar esse tema, a Coach Esportiva Ana Beatriz Maletta, graduada em Relações Públicas, conversou com a Cabergs.

A treinadora mental inicia o bate papo explicando a importância do autoconhecimento. Segundo ela, saber com clareza "quem sou eu" e "onde quero chegar" é o primeiro passo para alcançar autoestima e autoconfiança. Não saber responder essas duas perguntas abre espaço para insegurança, confusão e outros sentimentos desencorajadores.

A raiz da autoestima é o amor próprio, que se sobrepõe aos defeitos. Todos nós estamos em constate evolução e desenvolvimento. Ninguém é perfeito. Amar a si mesmo é o que nos protege nos momentos difíceis e o que dá força para superar os fracassos. Além disso, é preciso consciência de que todos nós passamos por altos e baixos na vida. Ignorar esse fato é extremamente prejudicial na busca por autoconhecimento e autoestima. É preciso aceitar que os momentos ruins chegam e reconhecer os gatilhos que levaram a ele para que a fase seja superada.

E se você leu esse blog até aqui deve estar pensando que tudo na teoria é muito mais simples do que na prática. Para mudar essa perspectiva, Ana propõe alguns questionamentos: O que te motiva? Por que você quer chegar lá? O que te faz querer avançar? Onde está o seu foco? "Ninguém está motivado todos os dias. Entender com clareza seus objetivos te faz ter força nos momentos ruins para não desistir. Por isso o autoconhecimento é tão importante", explica.

Além disso, também vale lembrar que toda ação tem uma reação. E apesar de não termos controle sobre as ações externas, nossa reação diante dos desafios e dificuldades depende exclusivamente de nós. Segundo Ana, "Ainda que tenhamos errado, podemos agir transformando o erro em aprendizado, ou em um fardo pesado que nos faz ficar estagnado".

Ela também pontua que dar um passo de cada vez, comemorar as pequenas conquistas e exercitar a gratidão são atitudes essenciais no processo de evolução e que elas devem substituir os pensamentos de comparação com os outros. Principalmente na era digital em que vivemos, é preciso consciência de que nem tudo, ou quase nada do que aparece na tela do celular é de fato verdade. As redes sociais são meros recortes daquilo que as pessoas querem mostrar. A vida real vai muito além disso. Como recado final, a Coach alerta: "Se você se sente sozinho, com problemas de autoestima ou de tristeza profunda, procure ajuda e vença essa fase ruim. Existe uma vida linda esperando para ser vivida por você."

  • Categoria: Saúde Mental, Sua saúde
  • Tags: