Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Onde buscar ajuda?

Postado em 09 de setembro de 2021



Você pode ajudar e ser ajudado. Saiba que não existe uma receita para transformar magicamente as pessoas, mas a conscientização, a prevenção e a informação são fundamentais. Só assim é possível levar as pessoas em necessidade a buscarem ajuda, além de criar um alerta para que a sociedade em geral saiba identificar e auxiliar esses indivíduos. Pessoas com sentimentos suicidas, no fundo, querem acabar com a dor e não com a vida. Empatia e diálogo ajudam elas a enxergar outras soluções para os seus problemas além da morte. Mas onde buscar ajuda?

Existem diversos lugares com atendimento gratuito e com informações para ajudar, um deles é o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma entidade sem fins lucrativos que surgiu em São Paulo, em 1962. O CVV atua prestando apoio emocional com ações de valorização à vida e prevenção do suicídio. Todos que precisam de ajuda podem ligar gratuitamente para o número 188, ou enviar email e chat, que podem ser acessados pelo site CVV | Centro de Valorização da Vida. Neste ambiente é possível conversar, desabafar e dividir seus problemas e alegrias 24 horas por dia em todos os dias da semana.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, desenvolve a política de vigilância em saúde, que propõe-se a integrar as vigilâncias para o desenvolvimento da nova prática sanitária na gestão do SUS, fomentando a intersetorialidade e a integração das atividades e dos sistemas de informação. E é através do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio que você pode obter ajuda. Para contatar com eles estão disponíveis no site o email: comitesuicidio@saude.rs.gov.br e o telefone: (51) 3901-1070. No link, disponibilizamos o Guia Intersetorial de Prevenção do Comportamento Suicida em Crianças e Adolescentes.

No site oficial da campanha Setembro Amarelo (Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio - Brasil) há disponibilidade o ano inteiro de materiais para auxiliar a todos. São diversos recursos de uso público, que vão desde materiais online para download, como a Cartilha Suicídio - Informando para Prevenir entre outros materiais.

Você também pode ajudar sendo um bom ouvinte, não minimize o problema, ofereça companhia para ir até um centro de saúde, demonstre que você se preocupa e que está disponível para ajudar sem julgamentos. Evite deixar a pessoa sozinha e busque orientar para que consiga ajuda profissional especializada, seja um psicólogo ou um médico psiquiatra. O importante é: ao ver qualquer sinal em você ou noutra pessoa, agir para ajudar e ser ajudado, preservando vidas.

Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz.
Clarice Lispector

  • Categoria: Saúde Mental, Sua saúde
  • Tags: