Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Conheça mitos e verdades sobre os alimentos

Postado em 28 de janeiro de 2015



O verão está aí e sabemos que os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Entretanto, é difícil saber o que, de fato, deve ser evitado ou intensificado na dieta cotidiana. Pode comer menos? É saudável ingerir carne vermelha todos os dias? Comer chocolate aumenta as chances de diabetes? Para desvendar mitos e verdades sobre os alimentos, convidamos a nutricionista Juliana Andrade para responder algumas dúvidas sobre o que é verdade ou não do que se diz por aí. Confira:

Comer pouco pode fazer mal?
– Depende do que chamamos de pouco. Comer pouco, mas sem eliminar os grupos de alimentos necessários para o bem estar do corpo, não faz mal. Porém, restringir refeições, cortar alimentos e passar fome pode ser um problema para a saúde. Todos os nutrientes responsáveis pela regulação hormonal, por nos deixar de bom humor, e relacionados ao sono, à concentração e à memória chegam ao nosso organismo através da alimentação.

É saudável comer carne vermelha todos os dias?
– Alimentos de origem animal como a carne são essenciais para muitas atividades orgânicas, pois são importantes fontes de proteína de alto valor biológico e de minerais como o ferro, que é indispensável para as funções do corpo. Porém, estudos mostram que o consumo excessivo de carne vermelha, principalmente com excesso de gordura e processada (hambúrguer, salsicha ou bacon, por exemplo), acarretam prejuízos para a saúde, especialmente pelo seu alto teor de gorduras saturadas e de colesterol, levando ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e risco aumentado de câncer. Como forma de prevenção, recomendo moderação ao ingerir a carne vermelha, sem a necessidade de retirar o alimento por completo das refeições.

A ingestão de doces como o chocolate aumenta a chance de desenvolver diabetes?
– Não. O diabetes pode ser classificado como diabetes tipo 1, que possui causas genéticas, portanto não está associado a comer muito açúcar, e diabetes do tipo 2, onde existem vários fatores que estimulam o surgimento, entre eles a obesidade, a pressão alta, o sedentarismo e o histórico familiar. Excesso de doces, assim como o de pães e mesmo de massas, causam o aumento de peso e consequentemente aumentam o risco da diabetes tipo 2. Ou seja, o que aumenta o risco não é comer chocolates, e sim comer demais.

Cortar o pão da dieta traz resultados a quem objetiva o emagrecimento?
– Se você está comendo de forma excessiva, o corte do pão irá gerar um efeito positivo no emagrecimento. Porém, o pão é uma fonte de energia que sacia a fome, pois é rico em amido, hidrato de carbono, de absorção lenta, e é capaz de manter estável o nível de açúcar no sangue. O que favorece no ganho de peso é a quantidade ingerida, o que usamos como acompanhamento e do que é feito o pão (pão branco ou de leite, por exemplo, são ricos em açúcares e gorduras saturadas). Quem deseja emagrecer ou manter o peso deve comer de forma moderada e adequada às suas necessidades, assim como fazer uma boa escolha, consumindo pães feitos com fibras e grãos integrais, por exemplo.

Quais são os alimentos mais completos para encarar o calor do verão?
– Para o calor, o recomendado é dar preferência às comidas leves, como frutas, verduras e leguminosas, alimentos importantes por conterem vitaminas, minerais, líquidos e fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal e no processo de digestão. O que também não pode faltar nos dias quentes são os líquidos, como água, sucos, chás e a água de coco, e as frutas da época e ricas em água como a melancia, o abacaxi, morango e melão.

Tirar as cascas comestíveis das frutas diminui seu valor nutricional?
– Sim. A maioria dos nutrientes está na casca das frutas, entre eles, as fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino, além de auxiliar na eliminação de colesterol e gordura. A casca da maçã, por exemplo, possui mais de três vezes o valor de fibras e vitamina C do que a polpa da fruta.

*Texto validado pela nutricionista Juliana Silveira Andrade - CRN2 9519

  • Categoria: Alimentação, Sua saúde
  • Tags: