Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Como fica a saúde ocular depois dos 60 anos?

Postado em 29 de julho de 2021


Você sempre enxergou bem e parece que, de uma hora para outra, tem dificuldade de focar as conversas no WhatsApp? Chega um momento na vida que a ampulheta vira e parece que a areia escorre mais rápido do que deveria. Nesta fase, após os 60 anos, os cuidados com a saúde ocular de ser redobrado, já que a visão também envelhece.

A partir dos 40 anos, algumas doenças começam a surgir e é fundamental prestar atenção e manter as consultas regulares em dia. E, se você já passou dos 60, redobre a atenção, pois a vista cansada (presbiopia), por exemplo, é considerada uma das principais alterações relacionadas à idade. Esta doença ocorre por causa da diminuição da força muscular e do endurecimento da lente que gera o foco para a visão mais próxima. Não se preocupe se você enxerga bem de longe, pois a musculatura do olho e o cristalino estão na posição de repouso; logo, quando focamos nos objetos próximos, a musculatura interna do olho se contrai, o cristalino muda de forma e focamos corretamente.

O glaucoma é uma doença que costuma se manifestar após os 40 e é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que causa uma lesão no nervo óptico e seu tratamento é permanente e contínuo. Se você pratica exercícios físicos tem grandes chances de controlar o glaucoma, pois já está comprovado cientificamente que o exercício físico diminui a pressão intraocular. Após os 60 anos é muito comum o aparecimento da catarata. O seu tratamento é por cirurgia e com a tecnologia atual ela é rápida e de fácil recuperação.

Envelhecer faz parte da vida, contudo é possível retardar e diminuir os efeitos da idade no corpo, mas para isso é imprescindível manter hábitos saudáveis como ingerir adequadamente ômega 3, contido em ovos, leite e cenoura, por exemplo. Por isso, procurar um profissional da área pode ajudar, equilibrando a sua dieta de acordo com as necessidades do seu corpo. Exercícios físicos, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também são importantes para manter a saúde ocular em dia. O cuidado com os olhos vai além da alimentação, é preciso estar atento à radiação UVA e UVB, portanto, não esqueça de utilizar óculos solares de boa qualidade mesmo no inverno. O sol em excesso pode causar lesões oculares e acelerar o aparecimento da catarata.

Fique atento! Evite também o uso prolongado de aparelhos eletrônicos como computador, celular e televisor. Fazer pausas regulares de 15 minutos a cada uma hora de uso é uma boa dica para ajudar na saúde ocular. Não deixe a saúde dos seus olhos para amanhã! Em qualquer idade é importante dar atenção para eles.


  • Categoria: Saúde ocular, Sua saúde
  • Tags: