Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Doenças oculares de inverno

Postado em 22 de julho de 2021


Vento, frio, chuva, sol e até mesmo calor. Haja saúde no inverno e, quando falamos nela, precisamos lembrar que nossos olhos precisam de atenção na estação do frio. O clima seco e a baixa umidade do ar deixam os olhos mais suscetíveis a alguns fatores que desencadeiam doenças oculares de inverno.

Nos dias mais frios é comum fecharmos os ambientes, usar o ar condicionado e até o tradicional fogão à lenha para nos esquentar. Contudo, é preciso atenção: as alergias oculares, comuns neste período do ano, são causadas por poeira, fumaça e ácaros. Manter os ambientes arejados ajuda a evitar, não só o contágio de doenças como a gripe e o Covid-19, mas também doenças oculares. Os sintomas mais comuns das alergias são olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, ardência, fotofobia e irritação. Nestes casos, buscar o atendimento de um médico alergista e um oftalmologista é importante para identificar precisamente a doença, bem como combatê-la corretamente. Outra doença comum no inverno é a síndrome do olho seco, uma doença ocular crônica que tem por característica a diminuição da produção da lágrima. Poluição, poeira, ar seco e a baixa umidade do ar costumam ser os desencadeadores dela.

E você já deve ter ouvido falar na conjuntivite, esta é uma doença que geralmente aparece quando permanecemos por mais tempo em ambientes fechados. Existem três tipos de conjuntivite, a alérgica, a viral e a bacteriana.
Alérgica: é a mais comum, ela ocorre quando a pessoa tem alergia a substâncias como o pólen, poeira e até pelos de animais de estimação. Ela costuma afetar pessoas susceptíveis à alergia como em casos de asma, rinite ou bronquite.
Viral: é causada através de um vírus, tem como sintomas vermelhidão, hipersensibilidade à luz, produção excessiva de lágrimas e coceira.
Bacteriana: é causada por bactéria e tem como sintomas a produção em excesso de remelas, ligeiro inchaço das pálpebras, vermelhidão dos olhos, hipersensibilidade à luz, dor e coceira.

Existem algumas formas de prevenir as doenças oculares no inverno. Você pode começar mantendo os ambientes arejados, com janelas abertas e evitando o ar condicionado. Com relação ao ar condicionado, lembre-se de fazer uma revisão nele, manter os filtros limpos ajuda a evitar a proliferação de agentes que causam alergias oculares. Usar óculos solares também é uma forma de prevenir a alta luminosidade, vento e poeira. No inverno é comum a umidade do ar ficar mais baixa, o que pode ressecar e irritar os olhos; então mantenha o ar umidificado, você pode fazê-lo com um copo dágua ou um umidificador.

Mesmo durante o inverno, mantenha uma alimentação equilibrada, inclua na alimentação frutas e verduras. Existem alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos como cenoura, alho, peixes, azeite de oliva entre outros, que ajudarão a mantê-los saudáveis. Não esqueça de ingerir líquidos ao longo do dia, fique atento aos cuidados com a higiene das mãos e dos olhos e não esqueça que é muito importante manter as visitas regulares ao seu oftalmologista.

  • Categoria: Saúde ocular, Sua saúde
  • Tags: