Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Mesmo em pandemia a saúde dos olhos não pode esperar

Postado em 15 de julho de 2021


A chegada da pandemia colocou a todos em isolamento social e fez com que a saúde ocular ficasse em segundo plano. Neste período, a utilização das tecnologias como notebooks, celulares, tablets e até mesmo o uso da televisão aumentou consideravelmente. A superexposição aos itens digitais trouxe diversos malefícios aos olhos.

Mesmo com o coronavírus, a saúde ocular não pode esperar. A tecnologia acentuou a Síndrome da Visão Computacional (SVC), que tem como características a fadiga ocular, a tensão e os olhos secos. Geralmente essa síndrome afeta as pessoas que costumam passar pelo menos três horas na frente de um dispositivo emissor de luz azul. E, se você trabalha no computador, fique atento: não deixe sua consulta de check-up para depois. Os olhos são sensíveis e vulneráveis, a lente e a retina não se renovam biologicamente. A prevenção na saúde ocular é a melhor opção para evitar doenças ou danos permanentes caudados pela exposição às telas, a qual citamos antes. Se você está home office ou estudando remotamente, fazer pausas de 5 a 10 minutos após 1 hora de contato com as telas, de preferência fixando a distância sem olhar para o monitor, irá ajudar na saúde dos olhos.

Se você não tem consultado seu oftalmologista, fique atento a alguns sinais que podem indicar que seus olhos podem estar comprometidos, como irritabilidade ao final do dia, dores de cabeça, olhos vermelhos e olhos secos. Caso você tenha alguns destes sinais, procure seu médico.

Ainda estamos em pandemia, então é preciso redobrar a atenção com os nossos olhos, especialmente porque eles também são porta de entrada para o vírus. Evite sempre tocar a boca, o nariz e os olhos, não esquecendo nunca de manter as medidas sanitárias preventivas ao Covid-19. Com relação ao vírus, deve-se atentar para a conjuntivite, que é um dos sintomas dele. Em caso de discreta vermelhidão, edema e olhos lacrimejando, pode indicar uma potencial contaminação.

Um dos aliados à saúde dos olhos é a luteína, um carotenóide de tonalidade amarelo-limão presente em alguns vegetais. Ele ajuda na proteção contra os danos causados pela luz UV ao globo ocular. Manter uma alimentação saudável, com a inclusão de vegetais verdes e folhosos, ajuda na prevenção e na saúde dos olhos. A luteína é encontrada em alimentos como couve, espinafre, chicória, aipo, alface, incluindo-se também a gema de ovo. Algumas vitaminas e nutrientes também têm o poder de retardar a degeneração macular, problema que pode levar à cegueira, entre outros males, como o ressecamento ocular e até a catarata. Fique de olho em sua dieta, saiba que a orientação de um nutricionista pode ajudar a deixar sua alimentação mais saudável, favorecendo a prevenção das doenças.

A falta de acompanhamento oftalmológico, mesmo daquelas pessoas que não têm doenças oculares, pode comprometer a saúde ocular. Visite o oftalmologista e faça exames de vista, pelo menos, uma vez por ano e garanta seu bem-estar.

  • Categoria: Saúde ocular, Sua saúde
  • Tags: