Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Os cuidados com os olhos na infância

Postado em 08 de julho de 2021


A infância é um período de extremo desenvolvimento da criança em todo o corpo e isso também ocorre com a visão. A visão dos pequenos se desenvolve desde o seu nascimento até os 5 anos, quando muitas das doenças visuais, podem ser detectadas. Nesta fase, a observação dos pais ou responsáveis é imprescindível para que elas possam ser identificadas e tratadas.

Do nascimento até a 6ª semana de vida, tudo não passa de um grande borrão para o bebê. Após isso, ele conseguirá visualizar os rostos e já por volta de 3 meses ele já será capaz de seguir objetos com os olhos. A falta da visão pode comprometer desde a capacidade cognitiva da criança, a motora e até afetiva. Para aqueles que nascem prematuramente, a atenção é redobrada, pois eles podem apresentar a retinopatia da prematuridade: uma alteração nos vasos sanguíneos capaz de levar ao descolamento da retina e algumas vezes é necessário cirurgia para correções.

O "teste do olhinho" é um exame muito importante: seu objetivo é verificar alterações no reflexo, doenças como a catarata, o glaucoma e o retinoblastoma, as quais precisam de tratamento precoce para evitar danos irreversíveis.
Intolerância à luz, dor de cabeça, esbarrões nos móveis, franzir a testa para enxergar objetos distantes, desinteresse por leitura e o movimento de coçar os olhos são alguns dos sinais de que a criança não está enxergando como deveria; neste caso, é fundamental procurar um oftalmologista para realizar uma avaliação.
Independentemente da idade da criança, é importante desde cedo buscar o acompanhamento do oftalmologista. Visitas regulares ajudam a prevenir diversas doenças oculares ao longo da vida e, para que você possa estar atento à saúde ocular dos pequenos, seguem algumas dicas:

1 - Guarde os produtos de limpeza em armários altos e fechados onde a criança não tenha acesso. As embalagens e o colorido dos produtos costumam chamar a atenção deles. Se houver contato com os olhos, lave com água corrente e leve-o ao oftalmologista.

2 - Fazer o pré-natal corretamente é fundamental: ele pode prevenir os danos de alguns microorganismos, como os que causam toxoplasmose, sífilis e rubéola, os quais provocam a inflamação nos vasos sanguíneos que nutrem o sistema visual do bebê, danificando a retina, que é onde se formam as imagens.

3 - Atenção ao celular! O uso prolongado dos eletrônicos pode prejudicar os olhos. A luz azul emitida por eles não é saudável para a retina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, crianças com menos de dois anos não devem utilizar aparelhos eletrônicos; a faixa etária de 2 a 5 anos podem utilizar por, no máximo, 1h ao dia; e por fim, crianças de 6 a 12 anos, 2 horas ao dia.

4 - Realize exames de rotina. As consultas são fundamentais para garantir a saúde dos pequenos; nelas o oftalmologista também vai realizar orientações de como cuidar bem da visão além, é claro, de realizar exames de prevenção na criança.

5 - Fique atento a qualquer tipo de alteração nos olhos, alguns problemas oculares podem ser percebidos a partir de sinais e sintomas típicos. Caso perceba qualquer mudança, leve a criança para consultar.

6 - Mesmo no inverno, tenha cuidado com o sol. A radiação ultravioleta do sol pode causar efeitos nocivos aos olhos das crianças, logo, oriente-as a não olhar diretamente para o sol e, se possível, elas devem usar óculos solares de boa qualidade até mesmo no inverno.

  • Categoria: Infância saudável, Saúde ocular, Sua saúde
  • Tags: