Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Quando consultar com um oftalmologista?

Postado em 01 de julho de 2021


Quando consultar com um oftalmologista?
Quando falamos em ser saudável, logo vem à mente alimentação saudável e exercícios, não é mesmo? Contudo, nossos olhos precisam muito da nossa atenção! Cerca de 34% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista e, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, muitos poderiam ter sido evitados.

Prevenção é a melhor opção! Não espere seus olhos estarem vermelhos, com a visão embaçada ou manchas e até mesmo turva. Muitas doenças oculares poderiam ser prevenidas se visitas frequentes ocorressem ao oftalmologista: não dar a devida importância aos check-ups com seu oftalmologista pode, a longo prazo, prejudicar a sua visão. Frequentar periodicamente o especialista é fundamental e a recomendação, em geral, é realizar consultas anualmente e serão nestas consultas que o seu médico indicará qual o intervalo entre as consultas será mais adequado para cada paciente.

A primeira consulta ao oftalmologista costuma acontecer ainda com os bebês com o Teste do Olhinho (ou teste do reflexo vermelho) que tem como objetivo excluir as principais infecções e doenças como tumores intraoculares, opacidade corneanas, catarata congênita, descolamento de retina ou hemorragias vítreas (dentre outras). Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria, a primeira consulta oftalmológica deve ser feita idealmente no primeiro ano de vida. Independente da idade, ao perceber qualquer desconforto ocular, entre em contato com o seu médico oftalmologista imediatamente! Quando se trata de saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho. E com os olhos não é diferente.

  • Categoria: Saúde ocular
  • Tags: