Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Bebês escovam os dentes?

Postado em 13 de maio de 2021


A saúde bucal para bebês e crianças é muito importante e também precisa de atenção. Bebês não escovam os dentes, mas ter as informações corretas sobre como proceder com saúde bucal em cada fase da vida é fundamental para evitar cáries, inflamações e até mesmo um parto prematuro. Para esclarecer algumas dúvidas, conversamos com o Dr. Carlos Teixeira, cirurgião dentista.

Cabergs: Quando começa a saúde bucal dos bebês?
Dr. Carlos: Ao falar de saúde bucal para bebês é preciso, antes de mais nada, falar sobre a saúde bucal na gestação, o pré-natal é muito importante. Para que a criança nasça com saúde, a mãe também precisa estar atenta à sua bucal. Em mulheres gestantes a gengivite é muito constante e qualquer inflamação que se tenha na boca pode, inclusive, antecipar o parto e a criança nascer prematura e isso poderia ser evitado com uma boa higiene bucal.

Cabergs: A partir de que idade as crianças precisam visitar o dentista?
Dr. Carlos: Eu tenho uma paciente de 15 dias, essa paciente veio até a clínica por orientação da nutricionista da mãe. O bebê não estava conseguindo amamentar e, realizando uma verificação, viu-se que o freio lingual estava muito aderido. Após uma frenectomia, a mãe nos deu retorno que em dois dias já estava amamentando normalmente. Isso nos mostra a importância do acompanhamento odontológico desde cedo.

Cabergs: Ao nascer os primeiros dentes é quando se deve iniciar a higienização?
Dr. Carlos: O próprio leite materno já é uma proteção para a saúde bucal dos bebês. Os primeiros dentes nascem em torno dos cinco a seis meses e a partir dali pode-se fazer uma higienização com uma gaze úmida para limpar.

Cabergs: E quanto às pastas dentais?
Dr. Carlos: Com relação às pastas é necessário um certo cuidado. Existem no mercado uma série de pastas que são específicas para as crianças e é preciso ter muito cuidado com o flúor, pois elas podem engolir. Por isso, é muito importante observar a faixa etária indicada na embalagem.

Cabergs: Em qual idade a criança pode escovar sozinha seus dentes?
Dr. Carlos: É importante desde cedo ensinar a criança bons hábitos de higiene e escovação, mas até a criança ter uma segurança e habilidade motora, entre os 7 ou 8 anos, o responsável precisa estar atento e verificar a escovação.

Cabergs: E os doces?
Dr. Carlos: Os hábitos dietéticos influenciam muito na saúde bucal. As crianças que costumam ingerir doces precisam de maior atenção na higienização. Eu costumo orientar, para ajudar os pais e responsáveis, que o doce seja ingerido em determinado horário, assim o responsável pode acompanhar melhor a higienização. O que não pode ocorrer é passar o dia comendo doce, desta forma o ambiente bucal fica açucarado favorecendo cáries.

Cabergs: Quando introduzir a pasta para adultos?
Dr. Carlos: Quando a criança começa a entender que não pode engolir a pasta de dente e entende a importância de não ingerir, já pode ser introduzida a pasta de adulto. Isso varia em cada criança. Algumas vezes acaba-se estendo a utilização da pasta de dente por mais tempo, a fim de evitar a fluorose que é quando a criança engole a pasta de dente e os dentes permanentes acabam vindo com problemas de esmalte, manchamento na superfície dentária por conta do flúor que foi deglutido e acaba prejudicando a formação dentária. Por isso a importância também da visita regular da criança ao dentista, desta forma é possível acompanhar e orientar os pais e responsáveis em cada fase. Não há problema em utilizar a pasta infantil na fase de dentição mista, dentes de leite e dentes permanentes, o importante é os responsáveis estarem seguros de que a criança já tem condições de saber que não pode engolir a pasta.

  • Categoria: Mamãe e Bebê
  • Tags: