Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

O que preciso saber sobre o envelhecimento?

Postado em 29 de abril de 2021


Hoje você vai precisar de papel e caneta na mão para anotar, ou que tal dar uma modernizada e anotar no seu celular ou tablet? Saber envelhecer é um aprendizado que começa desde criança, adotando hábitos saudáveis ao longo da vida que devem ser mantidos sempre. Viver por muito tempo é um desejo que todos têm e, viver com saúde e qualidade para aproveitar a vida faz diferença. Os hábitos higiênicos também estão entre os principais requisitos para uma vida saudável, permitindo uma sensação de bem-estar e conforto. A chegada da idade avançada é um processo normal e natural do desenvolvimento que acarreta mudanças no organismo do indivíduo. O envelhecimento é um fenômeno fisiológico e é um processo progressivo que acontece todos os dias e o tempo todo que vai desde a diminuição da energia livre disponível no organismo, perdas celulares e até mesmo uma perda gradual da capacidade de adaptação ao meio ambiente. Para envelhecer com energia e segurança é preciso estar preparado. Então, separamos algumas perguntas que podem ajudar neste processo ao longo da vida.

O que é envelhecimento saudável? Se fossemos resumir, seria um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.

O que é Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico? É aquele envelhecimento decorrente da passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo. Nele estão presentes os efeitos naturais da gravidade ao longo dos anos, como as linhas de expressão, a diminuição da espessura da pele e o ressecamento cutâneo.

Quem são consideradas as pessoas "mais velhas"? O padrão de idade de 60 anos, foi estabelecido pelas Nações Unidas, para descrever pessoas "mais velhas". Mas, se você já tem esta idade e se sente jovem, não se preocupe, pois é importante reconhecer que a idade cronológica não é um marcador preciso para as mudanças que acompanham o envelhecimento.

O que é a geriatria??
Esta é uma especialidade médica com o objetivo específico para atender a promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional.

Saúde muscular é importante? Sim e muito! Com a passagem dos anos a perda muscular pode vir a diminuir a mobilidade. Como esta perda está diretamente ligada a quantidade de atividade física regular realizada ao longo da vida. Então, não fique parado, pratique exercícios sempre.

Quando começamos a envelhecer? O corpo atinge seu ápice entre os 20 e 30 anos. É a partir daí que ele começa a ter modificações. Estas alterações corporais vão desde o desenvolvimento motor, intelectual, emocional e afetiva e todos esses precisam de cuidados e atenção.

Exercícios físicos, quando começar? Agora mesmo! Nunca é tarde para iniciar e em todas as fases da vida há benefícios que podem ser adquiridos com a prática da atividade física. Faça uma avaliação com um profissional da área para verificar qual a melhor indicação em sua faixa etária.

Exercitar a mente também é importante? Sim, fundamental! Nosso cérebro é como os músculos, ele precisa de exercícios para se manter ativo e saudável! Você pode exercitá-lo realizando palavras cruzadas, trabalhos manuais, jogos de tabuleiros, ou o jogos de raciocínio por exemplo. Manter hábitos afetivos, como curtir amigos e a família também é importante.

É importante praticar atividade física? Sim, ela faz bem para o corpo e para a alma. Com reforço muscular, é possível inclusive aumentar a segurança nas tarefas diárias e combater a depressão. Dependendo do tipo de exercício, eles ajudam os músculos a ficarem mais resistentes, a combater obesidade, diabetes, colesterol, pressão alta, diminuindo o risco de doenças do coração e muitos outros benefícios.

E a alimentação, o que comer? Em cada fase da vida é importante estar atento ao que o seu corpo precisa, que tipo de alimentação e também se é necessário algum tipo de dieta especial. Neste caso é muito importante consultar um médico e até mesmo ter o apoio de uma equipe multidisciplinar, onde um nutricionista possa orientar corretamente. No geral, ao longo da vida, para ter um envelhecimento saudável deve-se manter uma dieta equilibrada e buscando ser o mais saudável possível, consumindo sempre que possível frutas, verduras, grãos e carnes.

E o sono? Dormir bem também faz parte de uma vida saudável e é importante para o descanso do corpo e da mente.

Devo fazer consultas com o médico? Sim! Ao longo de toda a vida, as visitas regulares ao médico contribuem para manter a saúde e até mesmo identificar doenças pré-existentes. Muitas pessoas marcam suas consultas apenas quando sentem uma dor. Realizar as consultas médicas regulares ajudam a prevenir uma série de problemas que podem ser evitados.

Você sabia? A Década do envelhecimento saudável começou 2020 e se estende até 2030. A Organização Mundial da Saúde - OMS, estabeleceu diferentes diretrizes para apoiar ações de construção de uma sociedade para todas as idades. A Década do Envelhecimento Saudável é uma estratégia Global da OMS sobre Envelhecimento e Saúde, no Plano de Ação Internacional das Nações Unidas para o Envelhecimento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas 2030. Esta é uma oportunidade para reunir tanto a sociedade quanto profissionais e o governo em ações colaborativas para melhorar a vida das pessoas e as comunidades onde que vivem.

Envelhecer envolve diversas situações, algumas delas afetam a qualidade de vida, a forma para se locomover, compromete a saúde bucal, problemas de memória, além de várias doenças crônicas comuns da idade. Conhecer a si mesmo e manter a saúde em dia, ajudam a amenizar as dificuldades com a realização de atividades físicas, atividades intelectuais, acompanhamento nutricional, convívio social e educação em saúde. Então, comece hoje a cuidar da sua saúde!

  • Categoria: Saúde da mulher, Saúde do homem, Sua saúde
  • Tags: