Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Como está o seu cérebro?

Postado em 15 de abril de 2021



Talvez você não saiba, mas o cérebro também envelhece. Mas como evitar que ele envelheça?

Para buscarmos esta resposta, precisamos primeiro entender o envelhecimento e saber que ele é um conjunto de mudanças que ocorrem com a idade e que naturalmente acontecem diminuições das nossas capacidades fisiológicas, motoras e cognitivas. Algumas das funções do córtex cerebral incluem o pensamento e raciocínio, memória, consciência, atenção, consciência perceptiva e linguagem, e algumas doenças ao longo da vida acabam favorecendo o envelhecimento do cérebro como um todo, não só do córtex, bem como o uso de certas substâncias. Mas tudo isso pode ser prevenido e a idade fisiológica vai depender das condições do nosso organismo.

Manter uma vida saudável sempre favorece o envelhecimento saudável do corpo como um todo, não só do nosso cérebro. Manter a nossa mente estimulada e desafiada é fundamental para o bom funcionamento dele e, para isso, é possível realizar estímulos para a mente com jogos, que vão desde o videogame até o quebra-cabeças. Eles ajudam a melhorar a memória e desenvolver a capacidade de tomada de decisões, bem como ajudam os neurônios a serem reativados. A prática de atividades como palavras cruzadas, cruzadinhas e jogos para encontrar erros nas imagens, por exemplo, favorecem as conexões cerebrais mantendo o cérebro ativo por mais tempo. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Proceedings of the National Academy of Sciences, praticar exercício físico contribui para o aumento do volume do hipocampo, que é uma parte cerebral que estimula a memória e cujo o volume costuma diminuir com o avançar dos anos.

Mas quando é preciso consultar um neurologista?
Fazer consultas de rotinas com seu médico é importante para manter a saúde como um todo, mas quando amigos, a família e até mesmo você percebe que a falta de memória passa a interferir nas atividades diárias ou, de alguma forma, ela afeta a sua autonomia, é importante consultar um médico neurologista. Estes esquecimentos vão desde não conseguir lembrar-se do que almoçou ou jantou no dia; ter dificuldade em manter uma conversa, perdendo a linha de raciocínio ou não se lembrando de palavras. O estilo de vida influencia a atividade cerebral, então
o segredo é continuar com a mente ativa. Quanto mais exercitado estiver o cérebro, mais afiado e preparado estará. Abaixo, deixamos para você uma lista com dicas para manter seu cérebro ativo:
Mantenha sua alimentação saudável;
Durma bem;
Em vez de escrever lista de compras do supermercado, decore-a;
Procure escovar os dentes com a mão não dominante;
Faça caminhos diferentes para ir para casa;
Aprenda uma língua nova;
Ensine os outros;
Faça cálculos sem a calculadora;
Monte quebra-cabeças;
Jogue jogos de tabuleiros.

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags: