No último blog já falamos que os rins são fundamentais para o funcionamento adequado do nosso corpo e também que é muito importante cuidar da saúde para garantir o bom funcionamento deles. Hoje, o assunto são as Doenças Renais Crônicas (DRC). Mas você sabe o que são elas?
Estas doenças são lesões nos rins que causam a perda progressiva das suas funções e muitas vezes podem ser irreversíveis. Tratar elas no tempo certo e com eficácia é fundamental pois, caso contrário, podem comprometer definitivamente o funcionamento do órgão, levando à paralisação dos rins.
São exemplos de Doenças Renais Crônicas:
Cálculos renais (pedra nos rins) - formados principalmente pela pouca ingestão de líquido e pelo consumo elevado de sal e proteínas. As doenças renais mais comuns são a Infecção renal, ou pielonefrite, que é causada geralmente pela presença de bactérias na bexiga (cistite) que sobem até o rim, causando febre e dor. Outra doença são os cistos renais, que são comuns após os 40 anos de idade; em estágios mais avançados, há o tumor ou câncer nos rins, mas que são mais raros, contudo eles provêm da alta frequência dos cistos renais. Caso você tenha cistos, redobre seus cuidados com a saúde. Os tumores são lesões sólidas, diferentes dos cistos que contêm líquido no seu interior. Muitas vezes são malignos, mas se tratados no início, há muita chance de cura. E, por fim, citamos a perda da função renal (insuficiência renal) que ocorre quando o rim perde a capacidade de filtrar resíduos, sais e líquidos do sangue.
Para prevenir, é importante conhecer os fatores de risco para as doenças renais crônicas. Se você se encaixe em algum destes itens, como pessoas com diabetes (seja do tipo 1 ou do tipo 2), é hipertenso, obeso ou fumante, está com idade avançada ou tem histórico de doença renal na família, é importante manter seus exames e suas consultas regulares ao médico, mesmo durante este período de pandemia, pois é neste período que se costuma "deixar para quando passar" e isto pode agravar certos tipos de doenças. Você pode procurar alternativas como a telemedicina, por exemplo.
Comece os cuidados com seus rins a partir de uma dieta mais saudável, praticando exercícios e hidratando-se, assim você ajuda a manter a eliminação das toxinas do sangue, a regular a pressão sanguínea e também a controlar o balanço químico e de líquidos do corpo. Importante não é mesmo? Então, cuide-se!