Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Como ter rins mais saudáveis?

Postado em 18 de março de 2021



Você já parou para pensar em sua rotina? Temos falado bastante sobre cuidar melhor da saúde, em uma alimentação balanceada e na prática de exercícios. O fato é que para ter uma boa saúde, inclusive a renal, estes três itens são importantes.
A boa saúde renal passa também por alguns itens que são muito relevantes e fazem a diferença, como evitar o excesso de sal, a obesidade e as sobrecargas de proteína. Para ter rins saudáveis é preciso manter um bom controle dos níveis de glicemia, da pressão arterial, utilizar medicações com a orientação de um médico e claro, tomar água.

A prevenção das doenças renais inicia-se ainda na infância, ensinando e dando exemplo de como as crianças podem ter uma vida saudável. Alimentar-se com frutas, legumes, procurar consumir alimentos minimamente processados e evitar fast food são um bom começo para as pessoas que buscam ficar mais saudáveis. As doenças renais são muito sutis e, assim como nos adultos, podem afetar também os pequenos e, nestes casos, costumam surgir da malformação congênita do trato urinário associado com recorrentes infecções urinárias, doenças renais hereditárias, doenças inflamatórias nos rins e outros fatores genéticos.

Como forma de identificar as doenças renais, é necessário atenção a alguns sintomas, como alteração na cor da urina, no cheiro, se há presença de sangue e até ao aparecimento de edemas no corpo. Sintomas como fadiga, cansaço, anemia e até mesmo cheiro de urina na boca podem estar associados a problemas nos rins.
As visitas regulares ao médico, além de identificar possíveis doenças, ajuda na prevenção destas. Quando falamos em doenças renais, pensamos no nefrologista, que é quem acompanha a função renal; os exames que costumam ser solicitados para uma avaliação são a creatinina sérica e o exame sumário de urina. Contudo, adotar uma vida saudável é a melhor prevenção para as doenças, incluindo as renais.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: