
Já está claro que os rins são os principais filtros do corpo humano. Esta certeza nos leva a oferecer mais atenção para eles, por isso a alimentação e a hidratação adequadas são fundamentais para seu bom funcionamento e para prevenção de doenças renais. Vamos falar sobre três passos que irão contribuir para essa prevenção.
O primeiro passo é tomar bastante água. A recomendação geral é beber no mínimo 2 litros de água por dia, contudo, de acordo com o peso da pessoa esta quantidade poderá variar. Uma dica é monitorar a cor da urina, quanto mais escura ela estiver, mais água você deverá beber.
Com relação ao segundo passo, você deverá ficar atento com os alimentos ingeridos no seu dia a dia. Alimentos que ajudam a neutralizar os radicais livres e protegem o corpo de inflamações como pimentão vermelho, repolho, cebola e couve-flor, sempre devem ser considerados na dieta.
O terceiro, e talvez o mais importante passo, é o que NÃO INGERIR. Exatamente, deixar de consumir alguns alimentos é o que mais pode evitar uma doença renal. Neste sentido, alimentos que contêm alta concentração de açucares, sal e sódio devem ser evitados. Evite alimentos processados como salsicha, linguiça e presunto, ricos em sódio e refrigerante, sucos em pó e biscoitos recheados, que contêm grande concentração de açúcar. Evite alimentos que perderam as características naturais e nutricionais. Estas misturas químicas melhoram o sabor e aumentam o tempo de conservação dos alimentos, mas sobrecarregam os rins.