Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Visitas ao pediatra

Postado em 25 de fevereiro de 2021



A relação do pediatra com a criança deve iniciar ainda na gestação. As visitas ao médico não acontecem apenas quando os pequenos têm febre ou apresentam alguma doença específica. O pediatra é o responsável por acompanhar todo o crescimento da criança até a fase em que ele se tornará um adolescente e, no caso específico das meninas, a menarca. O acompanhamento (a chamada puericultura) inclui as avaliações de saúde do bebê, da alimentação, dos hábitos, do crescimento e do desenvolvimento da criança.

A quantidade de visitas ao pediatra vai depender da idade da criança, das necessidades específicas para cada caso e da orientação do pediatra. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças que não vão ao pediatra têm duas vezes mais chances de serem hospitalizadas. As visitas costumam acontecer da forma descrita abaixo, mas saiba que em seus primeiros anos de vida a criança também precisa visitar alguns especialistas, como o oftalmologista, o otorrino (para fazer o teste da orelhinha) e o odontopediatra quando surgirem os primeiros dentes.

Mas o que acontece nessas consultas? Nesses encontros, o crescimento e o desenvolvimento* são monitorados e, caso seja necessária alguma intervenção, o pediatra irá orientar os responsáveis. Também é o momento para o esclarecimento de dúvidas e orientações gerais incluindo as vacinas, sono, alimentação, prevenção de doenças e até orientações sobre as "sapequices" da criançada em cada idade, que podem acabar ocasionando algum tipo de acidente. As crianças também precisam de atenção à sua saúde mental, mesmo tão pequenas elas podem sofrer com distúrbios emocionais e é muito importante estar atento, pois nem sempre conseguem expressar o que está acontecendo. Fique atento a todo e qualquer sinal de alerta, a função do adulto é proteger e oferecer a promoção da saúde em geral e também mental para a criança.

Por fim, nossa dica é que você escolha um médico de confiança, pois vocês estarão juntos guiando os passos, o crescimento e o desenvolvimento da criança até a puberdade, por este motivo você precisa estar confortável com a escolha que fez. E não esqueça, leve a criança regularmente ao pediatra.

*Você pode acompanhar sobre este tema no blog do dia 11 de fevereiro

  • Categoria: Infância saudável
  • Tags: