Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Redes sociais, internet e a infância!

Postado em 18 de fevereiro de 2021



Com certeza você já escutou a frase "já nasceu sabendo usar o celular" ou "mexe no computador melhor que eu". Se por um lado o excesso de tecnologia traz prejuízos, por outro a tecnologia pode aprimorar o raciocínio lógico, memória e concentração, ajudando inclusive a criança a pensar com mais agilidade, de maneira lógica e adquirindo flexibilidade de raciocínio. É claro que esta é a parte "boa".

Você já deve ter falado muitas vezes para alguma criança "cuidado ao atravessar a rua"; com a internet é igual! É preciso ajudar os pequenos a entenderem o que é bom e real. Então, para te ajudar, separamos sete dicas importantes com o acesso às redes sociais e jogos:
1 - Oriente a criança a nunca aceitar desconhecidos em suas redes, seja TikTok ou em jogos populares em plataforma online.
2 - Oriente a criança a não enviar fotos, seja dela ou da sua casa para pessoas estranhas.
3 - Nunca marque encontros, nem dê seu endereço.
4 - Na internet existe o cyberbullying, então explique para a criança o que é e oriente a não fazer com os outros o que não gostaria que fizesse com você!
5 - É importante deixar claro que ela não está sozinha e que é importante se proteger.
6 - Na internet é muito comum usar gírias, abreviações, emojis entre outros, contudo o adulto deve esclarecer para a criança como e quando usar para que não haja interferência no rendimento escolar.
7 - Estabeleça limites, inclusive de tempo de acesso.

Com a pandemia, a utilização da internet cresceu e uma das formas do adulto responsável pelos pequenos ajudar a resguardar a criança é redobrando o uso de ferramentas para privacidade e segurança nos dispositivos por elas usados. Nesse processo de conhecimento, o papel da família e¿ fundamental e a melhor prevenção e¿ a informação. Entre as crianças, o aplicativo mais popular é o TikTok: com mais de 2 bilhões de downloads durante o primeiro trimestre de 2020, ele é compatível tanto em iOS quanto Android e permite criar, editar e compartilhar vídeos de curta duração que, dependendo de como utilizado, até rentabiliza o dono da conta.

Uma pesquisa realizada sobre o uso da internet pela TIC KidsOnline Brasil e divulgada na cartilha do Ministério da Família, Criança e Adolescente revelou que 86% são usuários da internet (entre crianças e adolescentes) e que 93% deles utilizavam o telefone celular para acessar a internet. A TIC KidsOnline Brasil também evidenciou o aumento na realização de atividades multimídia por crianças e adolescentes quando 83% afirmaram ter assistido a vídeos, programas, filmes ou séries online. Pela primeira vez na série histórica do estudo, essas atividades passaram a ser as mais frequentes entre as crianças e os adolescentes, superando pesquisas na internet para trabalhos escolares (74%) e o envio de mensagens instantâneas (77%).

A internet traz uma gama de possibilidades e oportunidades, que vão desde o aprimoramento de conhecimentos escolares quanto armadilhas, que podem trazer muitos prejuízos psicológicos, materiais, físicos e morais e que, dependendo do grau de complexidade, podem gerar danos para o resto da vida. Os adultos, pais e responsáveis são a referência para as crianças, não só comportamental como também das boas práticas de prevenção à saúde. Assim, dar conselhos às vezes não basta, é necessário demonstrar com o exemplo. Então, te deixamos a pergunta: como é o seu acesso a redes sociais e à internet?

  • Categoria: Mamãe e Bebê, Saúde Mental
  • Tags: